Mosteiro de Nossa Senhora da Graça
Dependência do Mosteiro de São Bento da Bahia
A primitiva igreja e terrenos adjacentes foram doados aos monges beneditinos por Catarina Paraguassu, em 16 de julho de 1586. No ano de 1645, foram erguidos o Mosteiro e o colégio, cujo Claustro se mantém até hoje.
O Mosteiro da Graça apresenta uma das formas mais primitivas da arquitetura beneditina no Brasil. O altar-mor da Igreja tem composição em estilo rococó e a pequena torre de terminação em meia laranja é reminiscência da técnica mossárabe. O templo e a sacristia contam com diversas obras de pintura do XVIII e XIX, e ainda muitas peças antigas de imaginária e mobiliário.
O conjunto de edifícios formado pela igreja e Mosteiro de Nossa Senhora da Graça, além de possuir um notável mérito arquitetônico, representa um importante marco da história da Cidade do Salvador, sendo o local onde foi celebrada a primeira missa da cidade e onde se desenvolveu o primeiro núcleo habitacional.
Além da celebração de missas e atendimento espiritual, a igreja de Nossa Senhora da Graça é muito procurada para a realização de casamentos, formaturas e celebrações especiais.
Fonte: Patrimônio Sacro
Nenhum comentário:
Postar um comentário