quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Igreja de Maruim (SE) é reconhecida como Patrimônio Nacional pelo Iphan

Reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União. Igreja de Senhor dos Passos foi fundada em 17 de março de 1862.
Igreja de Maruim é reconhecida como Patrimônio Nacional. (Foto: Keizer Santos / Prefeitura de Maruim)
Igreja de Maruim é reconhecida como Patrimônio Nacional. (Foto: Keizer Santos / Prefeitura de Maruim)
O município de Maruim, distante a 30 km de Aracaju, passa a contar com o seu primeiro Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos. O reconhecimento foi consolidado a partir da publicação no Diário Oficial da União, em edital assinado pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado.
Com o reconhecimento oficial, quaisquer intervenções no entorno e no prédio da igreja, devem ser comunicadas à Superintendência Estadual do Iphan, situada na Praça Camerino, 225, no Bairro São José, em Aracaju. Além disso, os bens móveis e integrados à igreja, bem como os que estão na casa paroquial, serão resguardados pelo Instituto.
O objetivo principal do tombamento é garantir que o bem cultural seja protegido, evitando assim a sua destruição e descaracterização.
“Além da visibilidade, salutar ao turismo, outra garantia que temos a partir desta decisão é que nosso patrimônio será preservado por longos e longos anos”, disse o prefeito prefeito de Maruim, Jeferson Santana.
De acordo com o Livro de Tombo do Iphan, até 2013, em Sergipe, apenas Brejo Grande, Divina Pastora, Itaporanga D’ Ajuda, Estância, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santo amaro das Brotas, São Cristóvão e Tomar do Geru possuíam bens culturais reconhecidos. Esse reconhecimento leva-se em conta os aspectos arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, outra necessidade com o reconhecimento nacional, é a promoção de cursos de Educação Patrimonial em parceria com o Iphan. “Devemos formar pessoas, que saibam lidar com o seu patrimônio, essa riqueza cultural é nossa!”, destacou.
Igreja Matriz
A igreja de Senhor dos Passos foi fundada em 17 de março de 1862, mas, a sua construção somente foi iniciada no ano de 1848, por intermédio do de João Gomes de Mello, o Barão de Maruim. A igreja, que apresenta um estilo barroco, é o primeiro prédio do município tombado pelo Patrimônio Nacional. A partir do Decreto nº 4.988, de 25 de abril de 1981, do Governo do Estado de Sergipe, a Igreja Matriz de Maruim já havia sido tombada e incorporada ao patrimônio estadual. 
Com informações da Prefeitura de Maruim
Fonte: G1 SE / Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...