segunda-feira, 15 de setembro de 2014

3º. Seminário Igreja e bens culturais – Evangelização e Preservação


A Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 – CNBB- LESTE 2 em parceria com  a Faculdade Arquidiocesana de Mariana “ Dom Luciano Mendes de Almeida”– FAM convida  os interessados pela salvaguarda, manutenção e preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico e religioso da Igreja para o 3º. Seminário Igreja e bens culturais – Evangelização e preservação, que  acontecerá na modalidade de Curso de Extensão com o fornecimento de Certificado reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, conforme programação:

Dia – 20.10.2014 - Segunda feira 
o   Chegada ao Retiro das Rosas até as 18 horas com jantar
o   19h saída para a solenidade de abertura na Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
  • Solenidade de Abertura -
v   Dom Gil Antônio Moreira – Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2.
v    Dom Geraldo Lyrio  Rocha – Arcebispo Metropolitano de Mariana e Reitor da Faculdade Arquidiocesana de Mariana “ Dom Luciano”
v     Professora Myriam Andrade Ribeiro Andrade de Oliveira
o   Apresentação da proposta da parceria FAM e CBCI L2 para o Seminário e exposição sobre a arte na Igreja de São Francisco de Assis.
o   Conserto Musical – Coro e Orquestra da Lira Ciciliana de Prados.

Dia – 21.10.2014 -  Terça feira
07 horas – Missa  na Capela do Retiro das Rosas
o   Dom Gil Antônio Moreira
8h30min.  – tema – Introdução ao Estudo da Arte Sacra – Professora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Prof. Olinto Rodrigues
o   Ementa: Breve síntese sobre a História da Arte Religiosa no Brasil, em especial na região de Minas Gerais e Espírito Santo, destacando as particularidades de análise da arquitetura, talha, pintura e imaginária.
12horas – Almoço
14 horas – Prática de Conservação – Prof. Ms. Antônio Fernando dos Santos
o   Ementa: Noções de monitoramento e orientações práticas para a conservação de acervos móveis e integrados aos monumentos: pinturas, esculturas, prataria, mobiliário, objetos têxteis e documentos.
18horas  -  Jantar
19 horas – Saída para Ouro Preto
o   Visita guiada a Matriz do Pilar – Professora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

Dia – 22.10.2014 -  quarta  feira
08 horas – Tema - IMAGINÁRIA  – Professora Myriam Andrade Ribeiro de
Oliveira e Prof. Olinto Rodrigues
o   Ementa: Breve síntese sobre a História da Arte Religiosa no Brasil, em especial na região de Minas Gerais e Espírito Santo, destacando as particularidades de análise da imaginária.
12 horas – Almoço
13 horas – TEMA 1 – Legislação Canônica dos bens culturais da Igreja
-  Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida
TEMA 2 – Processo Civil de tombamento – Prof. Ms. Antônio Fernando dos Santos
o   Ementa: Instrumentos de proteção e estratégias de valorização do patrimônio da Igreja: o           Código de Direito Canônico, as cartas patrimoniais e o Processo de tombamento.
18h30min – Missa na CATEDRAL BASÍLICA DE MARIANA “NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO”  presidida por  Dom Geraldo Lyrio  Rocha e  Dom Gil Antônio  Moreira
Concerto com a Josinéia Godinho – Organista da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção

Dia – 23.10.2014 -  quinta  feira
8h30min. – Saída para Visita guiada à  Matriz de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo  – Professora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
10 horas – Missa na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo presidida pelo Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 – Dom Gil Antônio Moreira.
11h30min – Almoço de encerramento no Retiro das Rosas e entrega dos certificados.

o   Faça sua Inscrição a partir de 1º. De julho de 2014 – pelo site da FAM – Faculdade Arquidiocesana de Mariana– http://www.famariana.edu.br/ ou aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...