Acerca
Mais do que uma simples superfície cerâmica, utilizada como elemento arquitetónico, o azulejo é um espaço de expressão artística e socioeconómica. Tal como a sua aplicabilidade, também a sua decoração é diversa, podendo ser constituída por imagens simples, insígnias, ou composições mais elaboradas. Dos exemplares hispano-mouriscos, aos painéis figurativos, passando pela figura avulsa de produção portuguesa e holandesa, na região centro é possível encontrar diversos exemplos de produção azulejar desde o século XVI à atualidade, nacional e estrangeira.
Com os grandes objetivos de corporizar o estudo, o conhecimento e a valorização do património azulejar, o Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte do CEAACP – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, organiza um colóquio dedicado à azulejaria na região centro.
Nos dias 17 e 18 de outubro, a Casa do Paço, na Figueira da Foz, em cujo interior se encontra uma das maiores coleções de azulejos holandeses de figura avulsa, in situ, do mundo, será o local de encontro de especialistas no estudo da azulejaria, investigadores, docentes, estudantes e todos os que se interessam pelas temáticas apresentadas, nas áreas de História, História da Arte, Património, Turismo, Museologia, entre outros.
Dada a importância do tema serão publicadas as respetivas atas, em suporte digital, a disponibilizar através do repositório da Universidade de Coimbra.
Data: 17 e 18 de Outubro de 2014
Duração: 2 dias (sexta e sábado)
Local: Casa do Paço, Largo Prof. Victor Guerra, nº 4, Figueira da Foz
Fonte: Colóquio Azulejaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário