Dias antes da Primavera de 1956, precisamente no dia 8 de Setembro de 1956, era inaugurado timidamente o Museu Nossa Senhora Aparecida, em uma pequena sala cedida pelas Oficinas Gráficas do Santuário (hoje Editora Santuário). A professora, pesquisadora e historiadora Conceição Borges Ribeiro Camargo e seu esposo sr. Vicente Camargo coletaram pelos arredores da cidade de Aparecida (SP), materiais simples do cotidiano dos lares aparecidenses, algumas imagens sacras (paulistinhas). Mais tarde com a ajuda das doações que recebiam dos romeiros que visitavam o pequeno museu, este acervo foi crescendo de tal maneira que logo mudaram para um espaço maior. Com a ajuda do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, o museu passou para uma sala maior na Torre Brasília em 1967, nas dependências do Santuário Nacional, onde permanece até os dias atuais.
No dia 8 de Setembro de 2014, o museu completa mais uma primavera, seus 58 Anos de História e Cultura. Aproveitando a oportunidade, convidamos a todos para uma visita a mostra comemorativa no hall da Torre Brasília, e se encantarem com toda a coleção existente nas exposições atuais.
Foto de: Thiago Leon
Com ajuda da Campanha dos Devotos, o espaço passou por uma reestruturação, com implantação de Reserva Técnica qualificada com mobiliário, climatização e acervo digitalizado, fotografado e devidamente acondicionado dentro das normas museológicas contemporâneas.
Ele ocupa duas grandes salas de exposições de longa duração, uma no 1º andar com a Exposição: “Rainha do Céu, Mãe dos Homens: Aparecida do Brasil”, que narra a história de Nossa Senhora, desde a anunciação aos seus títulos introduzindo a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A outra no 2º andar, o Museu e suas Histórias, mostra partes de suas coleções de Arte Sacra, com imagens de vários períodos e materiais, objetos litúrgicos usados pelos Papas que visitaram o Santuário, objetos do cotidiano, arte popular e uma grande mostra de Arqueologia indígena encontradas em escavações em vários lugares de Aparecida. Além das mostras temporárias e comemorativas, que são criadas nas dependências do Santuário em períodos diferentes.
Anualmente, visitam o Museu Nossa Senhora Aparecida mais de 380 mil pessoas.
Autor: César Maia
Comissão para os Bens Culturais e Históricos de Arquidiocese
Fonte: A12
Nenhum comentário:
Postar um comentário