Após 18 anos fechada, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, localizada no Alto do Carmo, Centro Histórico de Salvador, será restaurada. Serão investidos mais de R$ 8 milhões na reforma dos bens imóveis, móveis integrados e da imaginária da Arte Sacra. As estruturas em madeira dos altares mor e colaterais e da análise das trincas e rachaduras no altar-mor também serão readequadas.
O prazo de máximo para entrega da obra é de 18 meses. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas.
O templo foi fechado em 1988 por causa da ação de cupins, o que causou a queda das telhas e do forro sobre o retábulo e o altar.
O monumento foi construído em 1736 para ser a matriz da freguesia criada 18 anos antes. A Igreja em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro). A planta é típica das igrejas baianas do século XVIII, com corredores laterais superpostos por tribunas e sacristia transversal que, neste caso, dá acesso ao ossuário, em nível inferior.
Sua fachada tem composição similar aos edifícios religiosos do período, com corpo central encimado por frontão e acesso do tipo arco do triunfo, flanqueada por torres terminadas em frontões curvos e cobertura piramidal.
O interior é neoclássico, a pintura do teto é de autoria imprecisa, em perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana. A monumentalidade do edifício é realçada pela escadaria que lhe é fronteira na encosta e estabelece uma ligação entre dois logradouros situados em cotas distintas.
A escadaria de 55 degraus serviu de cenário para o filme O pagador de promessas, em 1962, dirigido por Anselmo Duarte, com base na peça de Dias Gomes, vencedor da premiação Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França.
Fonte: ASCOM/ IPHAN - BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário