sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A Palma Barroca

Sabará e a tradição das Palmas Barrocas -Herança do período colonial mantida por artesãs locais 

O Ofício da Confecção das Palmas Barrocas.
As Palmas Ornamentais têm origem em Bizâncio, a resplandecente capital do Império Romano do Oriente, fundada pelos gregos no século VII, ao renovar a estética da decoração dos altares das igrejas no uso ostensivo do ouro e da prata. 

As palmas chegaram ao Brasil por intermédio dos portugueses, no século XVIII, para ornamentar os altares, oratórios e interiores das igrejas coloniais. 

Aqui elas se renovaram pela extravagância do estilo Barroco e a exuberância tropical, demonstrando ser o trabalho mais elaborado dentre todos os do oficio da prata. A importância das palmas de prata como ornamento principal e permanente do altar mor vem, desde a Colônia, seguindo hábitos e usos da metrópole. Estas palmas, sem dúvida, são um atestado do luxo e riqueza do Ciclo do Ouro no Brasil.No estado de Minas Gerais, Brasil, dada a sua localização afastada do litoral, esta arte teve seu maior desenvolvimento, uma vez que foi aqui, no Brasil Colônia no século XVIII, que os estilos barroco e rococó ganharam força singular e uma expressão personalíssima como as cidades de Ouro Preto, São João Del Rey e Sabará. 


Esta tradição, vinda da Europa e principalmente de Portugal, aportou-se aqui em Minas Gerais, estabelecendo na cidade de Sabará, através da confecção de palmas em papel laminado. Como toda tradição, esta não foi repassada. Ficou estacionada no município a um pequeno e seleto grupo que guardavam como um segredo.O desenvolvimento deste trabalho surgiu pela necessidade de preservar a tradição do município. 

Uma pesquisa realizada pelo Presidente do ICBE com o corte das peças em lâmina de cobre e posteriormente banhá-las em ouro revitalizou o processo mantendo acesa a chama da tradição e uma maior durabilidade das peças realizadas, além de uma extraordinária beleza visual.

Tratando-se de um processo exclusivo de Minas Gerais, este projeto abriu uma nova opção frente à carreira profissional e, por tratar-se de uma técnica específica da cidade de Sabará, buscando alternativas no setor de arte e artesanato procurando desenvolver e aumentar o potencial turístico da cidade.


Fonte: Página do Barroco Brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...