domingo, 22 de setembro de 2013

Cristo morto de Mariano Benlliure para Crevillent (Alicante)

Artigo de Sergio Lledó Mas (05/09/2013)
 


 
 

 A iconografia de Jesus deitado no Sepulcro é um dos mais recorrentes no imaginário espanhol, existentes em nosso país grandes obras de arte que retratam este título. Artistas clássicos do porte de Gregorio Fernández, Juan de Juni ou Gaspar Becerra, e o próprio Mariano Benlliure, durante o século passado, fizeram esculturas retratando Jesus morto no sudário.

Sem dúvida, uma das representações da Paixão de Jesus que o prestigiado escultor valenciano cultivou com mais êxito foi o tema da deposição de Cristo, especificamente, Mariano Benlliure fez três criações sob essa invocação com poucas variações entre eles: uma para o município de Hellin, uma para a cidade valenciana de Ontinyent (Onteniente), e o último para Crevillent (Alicante).



 

 
 

A imagem que ocupa o nosso estudo é a de Crevillent, concebido para ser vista pelo espectador frontalmente. Ele tem a cabeça e do corpo que descansa sobre a blindagem a partir da parte dianteira, e os braços estendidos sobre a cama, separados a partir do tronco, formando uma figura completamente simétrica.

O Cristo deitado de Crevillent, obra talhada por Benlliure em 1946, e é considerado uma das obras-primas do escultor levantino. Representa o momento em que Cristo, crucificado e levado para o túmulo está em posição deitada sobre um lençol. Falamos, portanto, de uma estátua de Cristo, morto e retirado da cruz, coberto apenas com "pano da pureza".

Benlliure realiza uma imagem totalmente contrária ao conceito do barroco espanhol: um Cristo morto, sem enfatizar feridas visíveis ou ao rigor mortis. O escultor valenciano com grande realismo mostra uma simulação da divindade que apenas exibe sinais de dor de sofrimento, um corpo nu, equilibrado e sereno deitado em uma mortalha branca, em que destaca as dobras delicadas.

Ao mesmo tempo, Benlliure, um especialista sobre a funcionalidade devocional e procissional dessas obras, oferece muitos detalhes pungentes fiéis de grande impacto dramático, como sua cabeça caiu para o lado esquerdo e os olhos e a boca semi-aberta, com o dentes à mostra; representa neste caso da morte violenta de Jesus. Em seu rosto olhar escorre finas de sangue causado pela coroa de espinhos.


 
 


Existem várias histórias sobre a "Deposição de Cristo" de Crevillent, a mais famosa é que o próprio Benlliure professava uma grande devoção a ele, situado numa localização central em seu estudio-casa em Madrid Rua Abascal, a tal ponto que todas as manhãs, ao levantar, colocava um buquê de rosas aos pés da imagem, e coletá-los ao final do dia para o colocar em sua mesa de cabeceira.

Outra história diz que, para modelar essa imagem, o escultor realizada em várias visitas em Madri para um hospital de tuberculosos, tomando como modelo alguns pacientes da temida doença infecciosa, cujos sintomas, tais como características magros ou perda de peso, refletida na figura reclinada (deitada).

Como mencionado acima, este magnífico Benlliure "Deposição de Cristo" é a imagem da procissão e participar toda Sexta-feira Santa à noite na famosa Procissão do Cristo Morto da Semana Santa crevillentina. Ao longo do ano, é preservada no Museu da Semana Santa de Crevillent.

 
 


Nota: Sergio Lledó Mas é diretor do Museu da Semana Santa de Crevillent (Alicante).


Arquivo de fotografias do Museu da Semana Santa de Crevillent (Alicante)  

 Texto original em espanhol: La Hornacina

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