Iphan entrega, neste domingo, igreja de São João Batista dos Militares totalmente restaurada
Mas, neste domingo, 24 de junho, dia de festa de São João, a comunidade de Olinda receberá de volta a igreja, totalmente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (IPHAN-PE).
Nos serviços foram investidos mais de R$ 830 mil do PAC Cidades Históricas. Os trabalhos começaram em dezembro de 2010 e foram executados pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI), com a participação dos alunos da Obra-Escola de Restauração do templo.
Capacitação e Aprendizado
No curso, vinte alunos, entre jovens e adultos com idades entre 17 e 25 anos, tiveram a oportunidade de se capacitar em vários ofícios tradicionais da construção, com enfoque no restauro, sob acompanhamento de técnicos do Iphan e das prefeituras participantes do PAC Cidades Históricas em Pernambuco.
Os estudantes receberam treinamento em pintura, forja de metais e fundição, carpintaria e marcenaria, cantaria, estuque e alvenaria.
O curso foi proporcionado pelo Iphan/PE, além do CECI e prefeitura de Olinda, e foi totalmente voltado para as obras de restauração da Igreja de São João Batista dos Militares, localizada no sítio histórico do município olindense.
Cortejo
As festividades que marcarão o retorno das atividades religiosas na igreja serão marcadas por um cortejo que sairá às 17h da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e seguirá até a Igreja de São João Batista dos Militares onde, a partir das 18h, será celebrada a missa de inauguração das obras de restauração.
Além de configurar-se como um cartão postal de Olinda, podendo ser vista de vários pontos da cidade, a Igreja de São João Batista dos Militares está localizada no polígono de tombamento federal. Entre os anos de 1656 e 1669, funcionou como sede da Paróquia da Sé.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Foto: Divulgação/ Iphan)
fonte: Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário