sexta-feira, 29 de junho de 2012

Coral Ars Mvsica Sacra de Sorocaba

O CORAL ARS MVSICA SACRA foi criado em janeiro de 2004 com a aprovação do projeto do músico Lucio Roberto Martini pela AABS.




Coral da AASB-Coral Ars Música Sacra
  A proposta do projeto para a formação de um Coral para a AABS (Associação Amigos de São bento) tem como objetivos difundir as obras de restauração do complexo do Mosteiro de São Bento e da difusão da música sacra erudita. Com isso, atrair a atenção do público tanto para preservação do patrimônio histórico sorocabano assim como para um vasto repertório de músicas que fizeram parte dos ritos e cerimônias religiosas que são desconhecidas das novas gerações.

Para tanto, o CORAL ARS MVSICA SACRA desenvolve um repertório com obras de alto valor religioso e histórico de grandes compositores dos diferentes períodos da história da música, procurando também resgatar uma prática antiga quando alguns concertos eram realizados nas igrejas exclusivamente para que os fiéis apreciassem a musica sacra como meio de se aproximar da essência divina.

O CORAL ARS MVSICA SACRA é composto essencialmente por cantores amadores que, segundo o dicionário quer dizer "aquele que se dedica a uma arte ou ofício por prazer", oferecendo, dessa forma, ao maior número de interessados a oportunidade de cantar num grande coral e, assim, elevar sua formação cultural e proporcionar enriquecimento pessoal.

O primeiro ensaio aconteceu no dia 1° de março de 2004 com 32 pessoas inscritas, e realizou seu primeiro concerto no dia 10 de outubro do mesmo ano a Igreja de Sant'Ana do Mosteiro de São Bento com o repertório dedicado a obras do devocionário mariano. Desde sua fundação o Coral é regido por Lucio Roberto Martini e conta com o acompanhamento ao órgão de Paulo César Leister. O Coral está aberto à participação de todos os interessados em qualquer época não sendo necessário ter conhecimento musical ou experiência em outros corais.

Crédito-Lucio Roberto Martini
Maria Voss - Associação Amigos de São Bento - Mosteiro São Bento de Sorocaba

***
Mesmo com pouco tempo de existência, o Coral Ars Mvsica Sacra de Sorocaba já desenvolveu repertório com obras de mestres da música erudita como “Beatus Vir”, de Antonio Vivaldi, “Magnificat”, de Antonio Caldara, “Missa em Honra a Nossa Senhora Aparecida”, de Benedito Julio Barreto, “Te Deum” de W. A. Mozart, “Missa Pastoril para a Noite de Natal”, de José Maurício Nunes Garcia, “Stabat Mater”, de Joseph Reimberger, “Missa em Fá Maior”, de Joseph Haydn.




Fonte: Facebook/museudeartesacrados.jesuitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...