sábado, 9 de junho de 2012

Igreja mais antiga de Viana - ES pede socorro

Última reforma do templo foi há 163 anos; fiéis não têm dinheiro para reforma

Foto: Gabriel Lordêllo / GZ
Rock da tarde - Litoral FM (102,3 FM) Festival de Alegre
Comunidade quer ajuda para reformar igreja tombada pelo Patrimônio Histórico

Por Elton Lyrio/ Gazeta on line

A comunidade de uma das igrejas mais antigas do Epirito Santo – e a mais antiga do município de Viana – clama para que o templo seja restaurado. O templo foi construído no século XVII, pelos jesuítas e fica em Araçatiba, zona rural do município. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os fiéis querem uma reforma geral no templo, já que a última data de 1849. A estrutura sofre com infiltrações, madeiras deterioradas, rachaduras nas paredes, além de problemas na parte elétrica. Segundo membros do conselho da comunidade, até mesmo as imagens sacras precisam de restauro. "O padre sugeriu celebrar fora da Igreja por causa do pó que cai sobre o altar", afirmou Maria do Carmo Ribeiro, que faz parte do conselho da comunidade.

Reparos

Segundo o coordenador da comunidade, José Maria Hime, os membros se mobilizam para realizar pequenos reparos, sempre com a autorização do Iphan, mas eles são insuficientes para resolver os problemas. "Desde o ano 2000 a comunidade vem pedindo por essa reforma, em 2005 houve uma troca do telhado, mas ainda é preciso mais", pontua.

Segundo o Iphan, os proprietários do imóvel são diretamente responsáveis pela sua conservação. Mas a comunidade afirma que não tem como arcar com os custos de uma reforma geral. Enquanto isso, os fieis continuam preocupados e temerosos de que aconteça algo grave com a igreja, embora nenhum órgão tenha condenado a estrutura.

"Essa igreja significa muito pra mim. A gente tem uma preocupação de perder isso aqui de uma hora para outra e não conseguir reerguer. Aqui eu fui criada e batizei meus filhos e netos", conta Maria do Carmo.

Projeto de restauração só no segundo semestre

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirmou que deve contratar até meados do próximo ano um projeto técnico para a realização das obras de restauro. É a partir dele que a comunidade vai poder captar recursos para fazer a reforma necessária no templo.

O órgão também afirmou que não foi feito um pedido formal, mas que pela atividade de fiscalização foi constatada a necessidade de obras de restauro na Igreja e estabelecido um contato com a comunidade local. A contratação do projeto está no planejamento do Iphan para 2012.

Já a Prefeitura de Viana, afirmou que entende a necessidade do restauro completo do templo e informou que sugeriu ao Iphan um treinamento com a comunidade sobre preservação do patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...