Disponibilizamos, abaixo, o nome de alguns dos principais representantes da iconografia
russa e grega. Sem esgotar a lista do número de grandes mestres da
arte, que serviram com humildade, anonimamente ou não, pequenos e
grandes, cujos nomes estão escritos no Livro da Vida.
Evangelista São Lucas
Patrono dos iconógrafos e o primeiro
iconógrafo. Autor de ícones de tipologia mariana, porém nenhum desses
permanece até os dias de hoje.
Dionísio de Furná (Διονύσιος εκ Φουρνά)
Nascido
por volta de 1670 na aldeia de Furná de Halkis. Escreveu muitos ícones
portáteis, como também murais (afrescos), principalmente na Igreja do
Santo Precursor, no Monte Athos (Άγιον Όρος),
onde ele morava. Grande admirador do trabalho de Manoel Panselinos, que
tentou imitar. Ele é considerado um dos mais significativos hagiógrafos
de seu tempo. Tendo profundo desejo de trazer de volta a tradição
bizantina que estava em declínio, devido à influência do estilo
ocidental escreveu a "Hermenêutica da Pintura". Devido à sua grande
ligação com os protótipos tradicionais, sofreu perseguições por seus
colegas e foi forçado a deixar o Monte Athos. A data precisa do seu
repouso nos é desconhecida.
Manoel Panselinos
Grande
mestre iconógrafo do século XIV e um dos mais importantes
representantes da Escola Macedonica. Segundo a tradição ele era de Tessalônica,
Grécia. Somente a partir de Dionísio de Furná em seu manuscrito
"Hermeneutica da Pintura", que se ficou sabendo que a hagiografia da
Igreja de Protato (Πρωτάτο Καρυών),
no Monte Athos, era de Manoel Panselinos. Dionísio conta, ainda, que
Panselinos escreveu alguns ícones portáteis, porém não nos dá maiores
informações sobre eles. Finalmente, a hagiografia da Capela de Santo
Eutímio, em São Demétrios, em Tessalônica, acredita-se, foi feita por
Panselinos devido à semelhança em relação à técnica e aos traços feitos
na Igreja de Protato (Πρωτάτο Καρυών).
Monge Andreij Rublëv (Андрей Рублёв)
Santo
monge e iconógrafo da Igreja Russa. Nascido em 1360 e falecido em 1430 é
considerado o maior pintor russo de ícones, afrecos e miniaturas para
iluminuras. Há pouca informação sobre sua vida. A primeira mensão de
Rublëv é em 1405, quando ele decorou os ícones e afrescos da Catedral da
Anunciação, no Kremlin, em Moscou. Na arte de Rublëv duas tradições se
combinam: o mais alto ascetismo e a harmonia clássica das maneiras
bizantinas. As personagens em suas pinturas são sempre calmas e
pacíficas. Mais tarde, sua arte se tornou o ideal quando se fala em
pintura de igrejas e arte icônica. Rublëv foi canonizado em 1988, pela
Igreja Ortodoxa Russa.
Teófanes, o Grego (Θεοφάνης)
Foi
um artista grego bizantino e um dos maiores pintores de ícones da
Moscóvia, professor e mentor de Andreij Rublëv. Teófanes nasceu na
capital do Império Bizantino, Constantinopla (1340). Em 1370, mudou-se
para Novgorod e, em 1395, para Moscou. Teófanes conhecia filosofia e
tinha uma ampla erudição. Decorou em afresco as paredes e tetos de
várias igrejas, entre elas: A Igreja da Transfiguração na Rua Ilin, em
Novgorod (1378), a Igreja da Natividade de Maria (1395) e a Catedral da Anunciação, ambas no Kremlin, junto com Andreij Rublëv e Prokhor de Gorodets (1405). Sua morte data-se do ano de 1410.
Prokhor de Gorodets (Прохор с Городца)
Pintor
medieval russo de ícones, possivelmente o professor de Andreij Rublëv.
Junto com Rublëv e Teófanes, o Grego, Prokhor pintou vários afrescos na
velha Catedral da Anunciação, no Kremlin, em 1405 (a Catedral foi
reconstruída em 1416). Historiadores russos atribuem um número de ícones
dessa catedarl a Prokhor, incluíndo as obras na iconóstase da igreja.
Andreas Ritzos
Iconógrafo que viveu na segunda metade do século XV. Seus trabalhos são encontrados na Itália e na Ilha de Patmos.
Photis Kontoglou (Φώτης Κόντογλου)
Nasceu
em 1895. Após a morte de seu pai, seu tio, o padre e monge Stephan
Kontoglou, abade do mosteiro de Saint Paraskevi, assumiu sua custódia.
Em 1923, em viagem para Monte Athos, descobriu a hagiografia bizantina
e, desde então, lutou para o renascimento da arte. Durante a década de
1950-60 chegou ao ápice de sua eficácia hagiográfica. Escreveu vários
ícones portáteis e murais em afresco. Considerado o restaurador da
hagiografia ortodoxa e grande fiel da tradição ortodoxa. Repousou em 13
de julho de 1965, devido a complicações sofrido em um acidente
automobilístico.
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