sábado, 16 de junho de 2012

Imaculado Coração de Maria


A Devoção ao Imaculado Coração de Maria  

A devoção ao Coração Imaculado de Maria germinou na era patrística e desenvolveu-se na Idade Média e nos tempos modernos, por obra de São Bernardo, de Santa Gertrudes, de Santa Brígida, de São Bernardino de Sena e São João Eudes. Este último foi o maior apóstolo do culto ao Coração de Maria, e em 1648 conseguiu obter a festa do Bispo de Autun (França). A Santa Sé mostrou-se-lhe favorável ao início do século XIX, até que, em 1805, Pio VII concedeu a celebração da festa às Dioceses e às Congregações religiosas que lhe faziam pedido. Mais tarde (1855), Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios. Durante a última grande guerra (8 de dezembro de 1942), Pio XII fez a consagração da Igreja e de todo o gênero humano ao Coração Imaculado de Maria e, três anos após (1945), estendia a festa à Igreja universal.

O objeto primário da festa do Coração Imaculado de Maria é a sua mesma pessoa. O objeto secundário é o Coração simbólico, isto é, o coração físico da Virgem enquanto é símbolo de seu amor e de toda sua vida íntima. O Coração Imaculado de Maria é a expressão de todos os seus sentimentos, afetos, e, sobretudo, de sua ardentíssima caridade para com Deus, para com seu Filho e para com todos os homens, que lhe foram confiados solenemente por Jesus agonizante.
A Festa sugere o louvor e ação de graças ao Senhor por nos haver dado uma Mãe tão poderosa e misericordiosa, à qual nos podemos dirigir confiantemente em qualquer necessidade. Inspira também que conduzamos uma vida segundo o coração de Deus e que peçamos à Virgem Santa a chama de uma ardente caridade.

A Devoção a partir das Aparições de Fátima 
 

A devoção ao Imaculado Coração de Maria foi fortalecida a partir das aparições de Fátima. Na 2ª aparição (13/06/1917) a Senhora disse claramente à vidente Lúcia: "...Jesus quer servir-se de ti para estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração... Não te desanimes. Eu nunca hei de te deixar. O meu Coração Imaculado será o teu amparo e o caminho que conduzir-te-á até Deus".
 
Lúcia descreve o final dessa 2ª aparição assim: "No momento em que Ela disse essas palavras, que abriu as mãos... Na palma da mão direita da Senhora havia um Coração cercado de espinhos, que pareciam estar bem cravados nele. Compreendemos que era o Coração Imaculado de Maria ultrajado pelos pecados da humanidade, que necessitava de reparação".
 
Na 3ª aparição (13/07/1017) na qual as crianças tiveram a terrível visão do inferno, a Senhora disse: "Vocês viram o inferno, onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Coração Imaculado. Se for feito como eu direi, muitas almas se salvarão e haverá paz...". Em seguida, explicou o que aconteceria, descrevendo detalhes sobre as perseguições à Igreja, sofrimentos que o Papa e os fiéis teriam que passar, mas encorajou os videntes e nos conforta ainda hoje com essas palavras: "...Mas no fim o meu Coração Imaculado triunfará".
 
Diante da visão infernal, a Senhora também ensinou a eles uma oração que deveria ser rezada cada vez que oferecessem a Jesus seus sacrifícios e sofrimentos, como sinal de reparação: "Ó Jesus, é por amor Vosso, para a conversão dos pecadores e como reparação dos pecados cometidos contra o Coração Imaculado de Maria!".

Fica aqui o convite para sermos nós, nos dias de hoje, também reparadores dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças que ferem e ofendem o Sagrado Coração de Jesus cuja Solenidade celebraremos no dia 15 de junho, e o Imaculado Coração de Maria no dia 16 de junho.
Salve Maria!

Autora: Maria do Rosário /Fonte: Revista Brasil Cristão - junho/2012/ Devoção e fé
 
 
 
 
***************
Oração de Consagração ao Imaculado Coração de Maria

“Doce e Imaculado Coração de Maria, eu me consagro a vós. 
Guardai-me de todo mal, de todo pecado
 e restabelecei em mim a paz e a harmonia interior. 
Fazei de mim, minha Mãe, 
verdadeiro (a) devoto(a) do vosso Imaculado Coração 
e daí- me, por esta santa devoção, a graça da pureza e da santidade. 
Que a vosso exemplo, o meu coração possa também guardar 
todas as palavras de vosso Filho Jesus. 
Rogai por mim, ó Mãe Santíssima, 
Para que eu seja digno(a) de vosso amor 
e das promessas de Jesus. 
Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...