terça-feira, 24 de setembro de 2013

Música clássica nas comemorações pelos 15 anos do Museu de Arte Sacra

Extraído de: Governo/PA 

Uma das mais importantes instituições culturais do Pará, o Museu de Arte Sacra (MAS), comemora no próximo sábado (28), 15 anos de criação. A data será celebrada já na quarta-feira (25), às 19 h, na Igreja de Santo Alexandre, com a conferência “A importância do Museu de Arte Sacra para a História: 15 anos depois”. Em seguida, músicos da Fundação Carlos Gomes apresentarão músicas de “Handel e Bach”.
As comemorações pelo aniversário do MAS integram a programação da 7ª Primavera de Museus, uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Em Belém, a programação conta ainda com palestras, conferências, exposições de fotografias, exibição de filmes, oficinas e outras ações educativas, nos espaços do Sistema Integrado de Museus (SIM), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e em instituições de ensino, como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ecomuseu da Amazônia.

“A ideia dessa programação é chamar a atenção para o fato de os museus não estarem relacionados apenas à questão da conservação, mas também à valorização da nossa cultura. A programação da 7ª Primavera de Museus está trazendo uma ampla programação gratuita aos nossos museus”, disse o padre Ronaldo Menezes, diretor, em exercício, do Sistema Integrado de Museus (SIM).

O secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, anunciou um projeto de restauração para o MAS. “Quando inauguramos este museu conseguimos que ficasse aqui uma coleção importante de imagens e objetos sacros. Esse espaço passou por momentos difíceis, mas tive a feliz ideia de convidar o padre Ronaldo para dirigir esse museu, e que sempre cobrou a restauração do Museu de Arte Sacra. Por isso, temos a felicidade de comemorar esses 15 anos, do conjunto da Igreja e do Museu e, principalmente, daquilo que é extraordinário, a sua iluminação. Vamos ter a bênção de restaurá-la”, informou.

O espaço revitalizado foi inaugurado em 28 de setembro de 1998, no antigo Palácio Episcopal. Integrada ao Museu está a Igreja de Santo Alexandre, originalmente Igreja de São Francisco Xavier, construída pelos jesuítas com a participação de mão de obra indígena, entre o fim do século XVII e início do século XVIII, e inaugurada em 21 de março de 1719.

Dentre as várias modificações arquitetônicas e decorativas que sofreu, a Igreja herdou como estilo predominante o barroco. Com mais de 400 peças, o acervo do Museu é composto por imagens e objetos sacros dos séculos XVIII ao XX.

As coleções, em princípio formadas pelas peças da própria Igreja de Santo Alexandre, foram depois enriquecidas com imagens e objetos provenientes de outras igrejas do Pará e de coleções particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...