quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Maranhão vai ganhar Espaço de Referência de Arte Sacra

 O investimento de R$ 7 milhões já está garantido e será destinado também para restauros na Catedral de Nossa Senhora da Vitória



A Catedral Nossa Senhora da Vitória e o Palácio Arquiepiscopal de São Luís, prédios de referência no Maranhão, vão passar por obras de restauro e adequação. Serão repassados às instituições R$ 7 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo Cultural do Banco.
Os recursos destinam-se ao projeto de conservação e restauro da Catedral Nossa Senhora da Vitória e readequação do Palácio Arquiepiscopal de São Luís para a implantação do Espaço de Referência de Arte Sacra do Maranhão.

Espaço de Referência de Arte Sacra
O Palácio Arquiepiscopal é uma construção conjugada à Catedral. A ideia é que o museu venha a ocupar o pavimento superior da igreja, formando um grande complexo aberto à visitação do povo.
O Espaço de Referência vai abrigar objetos de arte sacra voltados para a arte jesuíta, com destaque a obras da Escola Maranhense de Imaginária. O conceito expositivo vai obedecer a uma lógica de circuito, tal qual uma procissão religiosa. Está prevista também a criação do Laboratório Escola, uma sala onde um restaurador sênior ministrará aulas teóricas e práticas sobre o ofício.
A população terá oportunidade de acompanhar a construção do novo espaço de perto. Durante as obras, serão oferecidas Aulas de Patrimônio e Oficinas de Restauro. As primeiras, para alunos da rede pública, terão o formato de aula-espetáculo, apresentando in loco o trabalho dos profissionais de restauração. As oficinas, por sua vez, buscam ampliar a capacitação de jovens aprendizes que já tenham executado anteriormente algum tipo de restauro em obras em São Luís.

Catedral Nossa Senhora da Vitória
A igreja, que em um primeiro momento se chamou Nossa Senhora da Luz, começou a ser construída em 1690 pela Companhia de Jesus. O desenho do monumento foi feito pelo padre Felipe Bertendorf. O prédio foi edificada com mão-de-obra indígena, ajudada pelos moradores de São Luis, que forneceram os meios de transporte para o material. A inauguração solene da Catedral ocorreu em julho de 1699.
O Governo Federal, por meio da Superintendência Regional do Iphan no Maranhão, realizou obras de restauração na igreja entre 1993 e 1996, recuperando principalmente o esplendor do ouro primitivo encoberto por uma pintura azul e branca que reflete o simbolismo litúrgico existente à época.
O projeto agora é restaurar e adaptar o complexo, que vai englobar a Catedral, o Palácio Arquiepiscopal e o Museu de Arte Sacra do Maranhão.

Museus e Casas históricas
No Brasil, há o registro da existência de mais de 2500 instituições museológicas, que apresentam uma grande diversidade. São museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos e tecnológicos.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...