quinta-feira, 10 de abril de 2014

RJ: Memórias da Igreja de São Francisco da Prainha




RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Igreja de São Francisco da Prainha, em restauração pelo programa Porto Maravilha Cultural, abrirá as portas do canteiro de obras nos fins de semana para que curiosos possam acompanhar as intervenções de perto. A partir de maio, visita guiada trará detalhes de todo o processo de recuperação. Moradores e frequentadores podem colaborar na apresentação de fotos, arquivos pessoais e objetos para complementar a exposição no canteiro de obras e, no futuro, compor um livro sobre o restauro e a história de uma das mais antigas igrejas do Rio de Janeiro. O imóvel, fechado desde 2004 pela Defesa Civil por problemas de conservação, será entregue à população nos moldes da construção original de 1969.


"Esperamos receber fotos e registros de casamentos, batizados, missas e procissões. Aceitamos todos os tipos de objetos que tenham alguma relação com o local. Para manter viva a história da Igreja de São Francisco da Prainha e seu entorno, nada melhor do que a memória dos próprios fiéis", incentiva Néia Fávero, assessora de Desenvolvimento Econômico e Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), uma das responsáveis por mobilizar a população para reunir o material.

A Construtora Biapó, empresa contratada pela Cdurp via licitação para as obras de restauro, vai produzir cópias do material apresentado e devolvê-los aos proprietários. "Além do valor para a exposição, essas lembranças podem nos ajudar nos retoques finais da obra. É interessante receber fotos antigas que nos permitam, por exemplo, acompanhar a transformação do altar ao longo dos anos, as cores do interior da igreja e detalhes ornamentais", explica Thathiane Heloise de Moraes, arquiteta responsável pela obra.

Como colaborar
As "memórias da igreja" - fotos, registros religiosos e de festas, boletim de missas, por exemplo - devem ser entregues na sede da Cdurp (Rua Sacadura Cabral 133, Saúde) durante a semana, das 9h às 18h, à Assessoria de Comunicação. Caso o colaborador tenha dificuldades em levar pessoalmente, pode enviar um e-mail ou ligar (
cdurp@cdurp.com.br e 21-2153-1405) para combinar a retirada do material. Documento com descrição do que foi entregue garante a devolução em, no máximo, um mês.

Fonte: CDURP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...