quarta-feira, 16 de abril de 2014

Precisão e dedicação na restauração da Igreja Matriz em Conceição do Mato Dentro (MG)


restauracao_igreja_cmd_27_1
É impossível não se surpreender diante dos trabalhos de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A cada peça restaurada, desvendam-se séculos de história.

Sendo restaurada há cerca de um mês, estima-se que levará mais 30 dias para que os trabalhos de extração das camadas de tinta seja finalizado. Terminada esta etapa é que começa o processo da pintura.

A combinação da belíssima arquitetura e das obras de arte fica ainda mais estonteante quando se resgata a originalidade das cores e dos desenhos. Nas esculturas de madeira, apuradas técnicas de pinturas voltam a ter o brilho das folhas de ouro. É o caso da imagem de Nossa Senhora.

O teto da capela foi colocado no chão. Isso mesmo. A retirada das tábuas possibilita ver as camadas inferiores da pintura e acredita-se que existam pelo menos mais duas camadas debaixo daquela que se pode ver. E depois de resgatada a primeira pintura, uma colagem minuciosa das escamas é feita com seringas e toda delicadeza que o trabalho exige. Realmente admirável.

Visitação

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Conceição teve suas portas abertas ao público no dia 27 de fevereiro, que pôde ver de perto como estão seguindo as obras de restauração. A parte estrutural da igreja já foi toda revisada e reforçada, não apresentando nenhum risco aos visitantes. Uma agenda de visitações está sendo programada pela paróquia e quem ali for terá o privilégio de assistir o passo a passo dos trabalhos, surpreendendo-se a cada milímetro de ouro escondido debaixo de camadas de tinta.  

Por Folha de Guanhães/ Com informações e fotos Ascom Conceição do Mato Dentro
restauracao_igreja_cmd_27_2
restauracao_igreja_cmd_27_3
restauracao_igreja_cmd_27_4
Fonte: Aconteceu no Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...