domingo, 7 de outubro de 2012

Santuário Nacional inaugura novas mostras no Museu Nossa Senhora Aparecida

Elisangela Cavalheiro
Redação Portal A12

O Santuário Nacional inaugurou no ultimo dia 04, duas novas mostras no Museu Nossa Senhora Aparecida.

As mostras ‘O Museu e suas histórias’ e ‘Vestígios Ancestrais’ foram abertas para visitação com a cerimônia de inauguração conduzida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

A cerimônia contou com a presença do reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, o administrador e ecônomo, padre Luiz Claudio Alves de Macedo, o Prefeito de Igreja, padre Valdivino Guimaraes, entre outros Missionários Redentoristas e também Guido Machado Braga, ex-diretor do museu e da curadora da exposição, a artista multimeios, Silvia Bigareli, além de gestores de diversos setores do Santuário Nacional e outros convidados.

‘O Museu e suas histórias’ é uma exposição de longa duração e conta com novo projeto expográfico. ‘Vestígios Ancestrais’ compõe a nova área de exposições museológicas temporárias com a mostra sobre arqueologia. As duas mostras ficam localizadas no 2º andar da Torre Brasília.

O administrador, padre Luiz Cláudio, relembrou no discurso de abertura, a história do museu desde 1956 e a trajetória ao longo desses mais de 50 anos.

Dom Raymundo citou a participação da professora Conceição Borges Ribeiro que foi quem iniciou a coleta de objetos da região para o acervo que permanece até os dias atuais.

“A história não pode esvaecer com o passar do tempo. Certamente, o museu irá atrair muitos romeiros que virão conhecer a nossa cultura”, lembrou Dom Raymundo no rito da bênção.

Com as mostras, o Santuário Nacional pretende oferecer aos romeiros e todo o povo da região a oportunidade de reencontrar-se com a história que não morre, mas permanece viva, destacou padre Darci.

“O museu não é um espaço estático, ele não guarda peças mortas, mas guarda peças vivas que falam. Aqui dentro do museu as pessoas vivem, e nós vamos, ao visitar o museu, ao encontro dessa história. O espaço do museu é um espaço também evangelizador”, disse o reitor.

Silvia Bigareli foi convidada para ser curadora da exposição junto com a museóloga, Gisele Paixão. Ela informou que o projeto da exposição começou a ser idealizado em 2006, e que a organização e montagem da exposição aconteceram nos últimos seis meses.  


O visitante, ao entrar no museu, pode conhecer a história da construção do museu ao longo dos últimos 50 anos, a história do homem e o sagrado, que apresenta a relação do homem com Deus por meio de objetos de devoção, imagens, instrumentos de reza, ex-votos e a liturgia, com destaque para objetos usados pelos papas.

Após esse percurso pelo ‘ser’ religioso, a mostra remete o visitante às expressões do ser humano, com objetos do cotidiano e de uso doméstico. Outras peças compõem a exposição de longa duração.

A mostra ‘O Museu e suas histórias’ faz relação com a exposição temporária. Na mostra ‘Vestígios Ancestrais’ o destaque fica para peças arqueológicas encontradas no Vale do Paraíba do período pré-cabralino, ou pré-histórico, anterior à colonização portuguesa.


Visita ao museu

O Museu Nossa Senhora Aparecida chega a receber cerca de 300 mil pessoas por ano. Para conhecer o museu o visitante adquire um ingresso no valor de R$ 5,00 (por pessoa), as crianças menores de 10 anos e os idosos acima de 60 anos não pagam.

A compra do ingresso dá direito também à visita ao Mirante, localizado no 16º andar da Torre Brasília, que oferece vista panorâmica das imediações.

Horários de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 9h às 16h30
Sábados:  7h às 16h30m
Domingos:  7h às 15h30m
Feriados: 8h às 16h30m

Informações e agendamento de visitas escolares:
Telefone: (12) 3104 1505
E-mail: museunsa@santuarionacional.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...