quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Museu do Oratório comemora 14 anos de fundação

museu-do-oratorio

No dia 30 de outubro, um dos principais roteiros culturais da tricentenária Ouro Preto – o Museu do Oratório – completa 14 anos de funcionamento. A instituição é responsável pela manutenção da mais importante exposição permanente de oratórios do Brasil e tem em seu valioso acervo recortes originais da vida cotidiana, que ilustra os estreitos vínculos entre os fiéis e seus objetos de fé.

O Museu está instalado em um prédio representativo da antiga Vila Rica setecentista – antiga casa do Noviciado do Carmo – e conta com um conjunto de 163 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII, XVIII e XIX distribuído nos três pisos do edifício. O Museu também possui uma exposição itinerante, que leva a reserva técnica da Instituição a diversos lugares. A mostra já passou por diversas regiões de Minas, além de ter sido exposta em vários países, como Itália, Estados Unidos, Espanha e França.  Mensalmente, é realizada a Série de Concertos no Museu do Oratório, uma programação cultural que proporciona aos visitantes e moradores de Ouro Preto, raros e belos espetáculos de música erudita, com o objetivo de fortalecer a música de câmara. O evento acontece desde 2001.

O aniversário do Museu do Oratório é comemorado nas vésperas do Dia de Todos os Santos, dia 1º de novembro, e do dia dedicado às Almas, dia 2 de novembro. Um período ainda mais especial para quem deseja conhecer um dos principais museus de arte sacra do País, que expressa de forma singular à importância da fé para os mineiros. Para que o visitante conheça um pouco mais sobre os oratórios e também aprecie com detalhes a arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época, o Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30.

museu do oratorio2 Museu do Oratório comemora 14 anos de fundação
Os ingressos são vendidos a R$4,00. Estudantes e maiores de 60 anos que apresentarem o documento de identidade pagam meia-entrada. Para mais informações ou para marcar uma visita orientada entre em contato pelo telefone (31) 3551-5369, pelo e-mail info@museudooratorio.org.br ou visite o site da instituição www.museudooratorio.org.br ou a sala virtualwww.eravirtual.org.

Fonte: Converso Comunicação

Museu do Oratório
Casa Capitular da Igreja Nossa Senhora do Carmo Adro do Carmo, 28 - Ouro Preto - Minas Gerais – Brasil

CEP: 35.400-000 Fone: 55 31 3551 5369
info@oratorio.com.br
www.oratorio.com.br
Horários de Visitação: Diariamente de 9:30 às 17:30 horas. Exceto:
* Dia 1o. de Janeiro
* Dia 21 de Abril
* Dia 12 de Outubro
* Dia 25 de Dezembro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...