domingo, 28 de outubro de 2012

Diocese de Paracatu participa de Seminário promovido pela CNBB: Igreja e Bens Culturais - Evangelização e Preservação.


O Seminário contou com a participação do Ministério Público, IPHAN e IEPHA. A Diocese foi representada pelo Pároco Monsenhor João César e pelo representante da Comunidade, membro titular do COMPHAP, o Professor Glauber César.

Aconteceu entre os dias 22 a 25 de outubro em Belo Horizonte, o 2º Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional, através da Comissão de Bens Culturais da Igreja, entre os dias 22 e 25 de outubro em Belo Horizonte.
O Seminário teve como principal objetivo, motivar arquidioceses, dioceses e paróquias para os cuidados e preservação dos Bens Culturais, Arte Sacra e Obras. O Seminário conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e  Ministério Público Estadual (MPE).

O evento contou com a participação de bispos, padres, religiosos, restauradores, representantes do Ministério Público e representantes das Comunidades interessados na salvaguarda, manutenção e preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico e religioso da Igreja.

Durante a abertura, o Bispo de Governador Valadares, Dom Gil, membro da Comissão de Bens Culturais da Igreja, destacou a necessidade de se conciliar o trabalho de Evangelização com a preservação.

“-É uma arte trabalhar com a palavra, e a imagem é a forma de linguagem e comunicação que marca o nosso tempo. A Evangelização não é simplesmente ler o Evangelho pra alguém. A Evangelização passa por todos os meios de comunicação possíveis e os meios mais importantes são a imagem e a beleza de tudo aquilo que foi construído através dos tempos. As coisas que foram construídas nunca perdem o sentido e podem ser relidas através dos tempos.” Disse Dom Gil. 

Dr. Marcos Paulo, Promotor de Defesa do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais falou sobre “a atuação do Ministério Público na Defesa do Patrimônio” no estado de Minas Gerais, Cuidados com a segurança, os roubos de Objetos Sacros em Minas Gerais e a dificuldade de recuperação.

“-Depois de roubadas, as imagens são descaracterizadas, enviadas para o exterior e a ausência de inventários e registros fotográficos dificulta a identificação das poucas peças recuperadas. Há quase 700 peças e imagens sacras apreendidas em Minas Gerais que o MP não consegue devolver.” Afirmou Dr. Marcos Paulo.

Monsenhor João César Teixeira de Melo, disse que a participação da Diocese de Paracatu é importante para tomar ciência de uma série de ações tomadas a nível de estado e também pela importância do patrimônio histórico de Paracatu para o Brasil.

"-O acervo da Diocese de Paracatu, as Igrejas tombadas e toda a história são muito importantes não só pra nós como para todo o Brasil e nossa participação e integração com os órgãos competentes como o Ministério Público, o IPHAN e o IEPHA são também muito importantes, porque só assim podemos nos orientar melhor e cuidar do bem que também é público.” Afirmou o Pároco.

Fonte: Paracatu.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...