quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Papa preside celebração das Vésperas na Capela Sistina


500 anos dos afrescos da abóbada da Capela Sistina pintada por Michelangelo

CIDADE DO VATICANO, (ZENIT.org)

Hoje, 31 de outubro, o Santo Padre Bento XVI presidirá a celebração das Vésperas na Capela Sistina, por ocasião do quinto centenário dos afrescos da abóbada pintada por Michelangelo entre 1508 e 1512.

O afresco é a técnica de pintura mural mais antiga e resistente. A pintura é feita sobre argamassa de cal queimada e areia úmida – ou fresca, por isso o nome derivado da expressão italiana fresco, de mesmo significado no português - na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água.

 O Papa Júlio II que convidou o autor da Pietà para fazer os afrescos da abóbada que mede 1.100 metros quadrados, comemorou o fim desta obra-prima com o rito solene das Vésperas de Todos os Santos, exatamente em 31 de outubro de 1512.

Durante o Sínodo, na presença de Bento XVI, teve lugar a apresentação oficial do documentário “Arte e Fé. Via Pulchritudinis”, lançado num contexto celebrativo rico e diversificado: o Ano da Fé, os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e os 500 anos dos farescos da abóbada da Capela Sistina.

O DVD, que, em 70 minutos, condensa 2000 anos de história da Igreja e da arte, será distribuído, a partir de novembro, em versão multilingue (incluindo o português), e poderá ser adquirido ao preço de 10 euros.

Para mais informações: Telefone +39 3461469293; eventi.musei@scv.va
(MEM)

Fotos da Capela Sistina:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...