segunda-feira, 31 de março de 2014

Santuário de Caravaggio de Farroupilha (RS) inicia obras de construção da nova imagem de sua padroeira

Veja aqui uma postagem anterior: Imagem de santa não agrada e fiéis tentam viabilizar nova estátua no RS


Farroupilha - Rio Grande do Sul (Gaudium Press)  

O Santuário Nossa Senhora do Caravaggio da cidade de Farroupilha, pertencente à diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, iniciou no último dia 26 deste mês a construção do pavilhão que servirá para a produção da nova imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Depois de pronta, a imagem será instalada na RSC-453, rodovia que dá acesso à Estrada dos Romeiros, substituindo a atual Nossa senhora.
 
Segundo os idealizadores do projeto, a estrutura do pavilhão será de madeira e terá 8 metros de altura, sete de largura e cinco de profundidade. O espaço, que deverá ficar pronto em uma semana, será montado do lado esquerdo da esplanada do Santuário e nele o artista Gilmar Pocai produzirá, até o mês de dezembro, a imagem da santa. Os devotos poderão acompanhar o trabalho de confecção da estátua.

Quanto ao começo dos trabalhos de construção da imagem, o próprio artista ressaltou que a produção da imagem terá início na próxima semana. Ele destacou também que o conjunto da obra, que será confeccionada em concreto com estutura interna de ferro, pesará cerca de 20 toneladas. A imagem contemplará Nossa Senhora de Caravaggio, Joaneta e os elementos de iconografia.

O santuário ainda lançou a campanha "Doe de Coração", com distribuição de cartazes nas empresas da cidade gaúcha e de santinhos aos romeiros nas missas, pedindo a colaboração de todos para a construção da nova imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. As doações poderão ser depositadas nas urnas específicas do santuário ou através de depósito no SICREDI (agência 0167 e conta 10920-8).O valor total da obra está estimado em 100 mil reais.

Devoção a Nossa Senhora de Caravaggio

Conta a história que Nossa Senhora apareceu a camponesa Joaneta Varioli, em 1432, na cidadezinha de Caravaggio, no Norte da Itália, no dia 26 de maio. A camponesa, que sofria maus tratos do marido, saiu de casa para colher ervas e, aflita, em prantos, pediu socorro a Maria, Mãe de Jesus. Entre a dor e a súplica, a camponesa vê uma bela e alta senhora, que pede ao povo que volte a fazer penitência e vá orar na Igreja no sábado à tarde em agradecimento aos castigos afastados. Joaneta leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem, para solicitar-lhes os acordos de paz.

História do Santuário de Caravaggio

No dia 26 de maio de 1921, a então capela pertencente à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário Diocesano. A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio que se encontra no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo artista plástico conhecido como Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela.

A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 - 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.

A velha matriz, ou Capela dos Ex-Votos, como é mais conhecida atualmente, merece uma atenção especial dos que visitam o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A Capela representa a esperança de todo um povo. A sua maior riqueza está nos milhares de objetos - conhecidos como votos - deixados por fiéis ao longo dos anos nas salas da igreja. A maioria dos agradecimentos são relativos a graças alcançadas pela saúde. Os que mais se destacam são as fotos com dedicatórias singelas e pessoais a Nossa Senhora de Caravaggio.

Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da diocese de Caxias do Sul. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes. (FB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...