sábado, 8 de março de 2014

Imagem de santa não agrada e fiéis tentam viabilizar nova estátua no RS

Escultura atual 'nunca caiu no gosto das pessoas', diz reitor de Caravaggio.
Iniciativa busca recursos para artista esculpir nova estátua em Farroupilha.

Por Rafaella Fraga Do G1 RS

Croqui da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio (Foto: Gilmar Pocai/arquivo pessoal)Croqui da imagem de Nossa Senhora de
Caravaggio (Foto: Gilmar Pocai/arquivo pessoal)
 
Uma campanha popular tentará arrecadar fundos para esculpir uma nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha, na Região da Serra do Rio Grande do Sul. A obra deve substituir a polêmica representação da santa exposta no santuário às margens da RSC-453, na rótula de acesso à Estrada dos Romeiros.

A atual escultura nunca agradou a comunidade já que, segundo o reitor do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, não representa a fé dos devotos. "A estátua não corresponde à delicadeza, ao feminino, à ternura que a imagem da santa expressa para os nossos devotos. Nunca caiu no gosto das pessoas. Quem tem uma sensibilidade religiosa não desrespeita, nem diz que é feia ou bonita, mas a atual sempre causou polêmica. A gente quer colocar um fim nisso", disse o religioso ao G1.

Imagem Atual

A estátua não corresponde à delicadeza, ao feminino, à ternura que a imagem da santa expressa (...). Nunca caiu no gosto das pessoas”
Pe Gilnei Fronza, reitor do Santuário de Caravaggio

A criação da nova representação de Nossa Senhora de Caravaggio está sob responsabilidade do escultor Gilmar Pocai, que já trabalhou na confecção de outros símbolos religiosos no estado, como o monumento da padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa, localizado no Largo João Batista Grossi, próximo à BR-116. "Como artista, me senti desafiado a corrigir essa situação", afirmou Gilmar Pocai.

O padre e o artista têm dois objetivos: agradar os fiéis e investir em um símbolo permanente. Por isso as opiniões dos devotos da Santa serão colhidas para esculpir a imagem. "A estátua será confeccionada em um espaço aberto. O público vai poder acompanhar de perto o processo todo", descreve o artista. "Vamos fazer algo que realmente expresse a devoção que temos à Santa", acrescenta o padre.
Imagem da camponesa Joaneta, ajoelhada diante da santa, também será refeita (Foto: Gilmar Pocai/arquivo pessoal)Imagem da camponesa Joaneta, ajoelhada diante da santa, também será refeita
(Foto: Gilmar Pocai/arquivo pessoal)
 
No dia 17 de março, será lançada uma campanha com o objetivo de angariar fundos para financiar a criação da estátua, com a exibição de um esboço do monumento. "Baseado nesse protótipo, que tem traços delicados, vamos modelar nova uma imagem, com 6 metros de altura”, detalha o escultor.
Fieis cercam a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio em Farroupilha (Foto: Reprodução/RBS TV)Fiéis cercam a imagem de Nossa Senhora do
Caravaggio (Foto: Reprodução/RBS TV)
 
"Vamos buscar junto aos fiéis e empresas recursos para a construção da nova escultura. Enquanto ela não estiver à altura do nosso gosto, ela permanecerá aqui", sintetiza o padre. A Prefeitura de Farroupilha apoia o projeto, mas se isenta de qualquer recurso.

O monumento, orçado em cerca de R$ 80 mil, deve começar a ser construído em abril e a previsão de entrega é no dia 8 de dezembro deste ano. A arrecadação poderá ser feita diretamente no santuário de Caravaggio ou via depósito no banco Sicredi, agência 0167 e conta 10920-8. "A conta bancária foi aberta unicamente para esse fim e quando for adequado vamos prestar as contas à comunidade", garante o padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...