domingo, 23 de março de 2014

Imagens da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco são restauradas

A restauração da Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco conta com etapas burocráticas e também com a execução de projetos complementares que já estão sendo concluídos por técnicos e especialistas em restauro de bens tombados. Além de salvaguardar esse belo exemplar do barroco mineiro, com medidas preservacionistas como a instalação do sistema de combate a incêndio, o projeto de revitalização da Matriz possibilitou a restauração das imagens sacras, a maioria delas esculpidas por artistas locais movidos pela fé e devoção.
Em sua maioria, são obras artísticas e devocionais remanescentes do século XVIII que registram o modo de ser e de pensar da sociedade da época. Segundo o restaurado Gilson Felipe, foram realizados testes mecânicos com bisturis cirúrgicos, espátulas e produtos químicos para avaliar as possibilidades de encontrar a carnação original da imagem. “É um trabalho minucioso que necessita de muita atenção e cuidado”, relata Gilson que desenvolve atividades de educação patrimonial simultaneamente à restauração dos elementos artísticos do templo religioso, como visitas guiadas.
“Agora faltam apenas os detalhes nos altares, mas as imagens estão restauradas, com uma policromia revigorada da época quando foram esculpidas”, esclarece o especialista.    
De acordo com o coordenador do projeto Edilson Nascimento, a obra está em fase de conclusão. “Trata-se de um grande trabalho em conjunto de resgate de nossa religiosidade, de nossa fé. Isso me faz acreditar que podemos fazer sempre algo em benefício da coletividade e que não podemos desistir no primeiro obstáculo. Com fé e muito trabalho, nossa Matriz está retomando sua beleza original e terá sistemas de segurança e de proteção que merece”, afirma Edilson que já coordenou a última restauração no templo religioso em 1996. 

“Aprendi muito com a vivência dessas duas experiências tanto na parte arquitetônica quanto na restauração dos elementos artísticos. Ouro Branco é uma das poucas cidades mineiras que está restaurando obras atribuídas ao Mestre Ataíde, nossa Matriz é linda. Estamos fazendo a nossa parte”.
A obra conta com o apoio do BNDES, CEMIG, Governo de Minas, Governo Federal e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tombada como patrimônio cultural brasileiro em 1949, as intervenções realizadas no monumento são fiscalizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  
07.08.2012 102
Leonardo Teodoro, da Paróquia de Santo Antônio, destaca a importância da iluminação externa da Matriz. “A restauração dos elementos artísticos ficou excelente esperamos o mesmo para a obra externa como a limpeza e a pintura do entorno da Matriz. A iluminação externa é precária e não valoriza a imponência do monumento. Estamos ansiosos para ver o resultado da iluminação externa”, enfatiza Leonardo.    

Fonte: Fato Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...