domingo, 2 de março de 2014

Catedral de Pedra, de Canela (RS) pode ser visitada em Tour Virtual


Canela - Rio Grande do Sul 

 A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da cidade de Canela, na Serra do Rio Grande do Sul, que é mais conhecida por Catedral de Pedra, lançou o Tour Virtual, uma importante ferramenta para todos que desejam conhecer a Igreja que foi escolhida uma das sete maravilhas do Brasil.canela_catedral_de_pedra1.jpg
Iniciativa pioneira na região, visto que poucas Igrejas no País dispõem de tal recurso, segundo o pároco padre Juscelino Martinez Brazeiro Júnior, a ação contribuirá para a divulgação do templo católico e mesmo da cidade. 

O projeto e execução do Tour Virtual são assinados pelo fotógrafo Diego Barros. Para visualizá-lo, basta acessar o site http://www.paroquiadecanela.com.br e clicar no link correspondente.

A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes foi fundada em 1937 e começou a ser construída em 1953, no centro de Canela, na Praça da Matriz. Atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Estado do Rio Grande do Sul. O templo, que possui estilo gótico, tem 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, que leva o nome de "Carrilhão da Independência" e que foi fabricado pela fundição Giacomo Crespi, na Itália, e instalado na igreja em 1972. O mesmo ficou sem funcionar por cerca de 20 anos e no final de 2005 voltaram a soar.

O Cônego João Marchesi foi uma das principais figuras da história da comunidade católica canelense. Ele foi o grande idealizador da Igreja Matriz e participou desde a primeira Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Seu sepulcro, no interior da Igreja, recebe muitas flores. Outra verdadeira obra de arte é o altar esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe, que tem como tema a Santa Ceia.

A Via Sacra, que ornamenta as laterais internas da Igreja Matriz, foi confeccionada por Pablo Orona Herrera, escultor e restaurador de arte sacra. Os quadros são feitos de madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila. Já os coloridos vitrais representam a Ladainha de Nossa Senhora. O altar possui três painéis que retratam a aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação.

Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida padroeira da Paróquia pela comunidade canelense. Em agosto de 2010, a Catedral de Pedras foi escolhida uma das sete maravilhas do Brasil através de uma votação feita por um grande portal nacional. O concurso tirou do páreo outros 43 concorrentes de peso e teve o cuidado de evitar que algum Estado da federação aparecesse mais de uma vez no resultado final.

As outras seis maravilhas do Brasil, eleitas no mesmo site, foram o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; o Teatro da Paz, no Pará; o Museu de Arte de São Paulo (MASP); o Teatro Amazonas; a Usina Hidrelétrica de Itaipu; e o Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. (FB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...