segunda-feira, 24 de março de 2014

Arquitetura Religiosa e Patrimônio Cultural são temas de palestras

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniso promoverá duas palestras, nos dias 27 e 31 de março, na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5), com entrada aberta ao público.

No dia 27, quinta-feira, a palestra "Arquitetura Religiosa no Brasil e seus Simbolismos" será ministrada pelo Museólogo e pesquisador de artes sacras, o Frei Róger Brunorio, atualmente, assessor técnico em museologia do Museu de Arte Sacra de Santos e coordenador do Departamento dos Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

A palestra acontecerá no Auditório do Bloco F, na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5) às 8h30 e às 19h30, com entrada aberta aos interessados nos aspectos históricos e simbólicos da arquitetura brasileira e ao público em geral.

Formando em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o Frei Róger Brunorio também é membro da Comissão dos Projetos de Restauro dos Conventos de Santo Antônio/RJ e do Convento N. Sra. do Amparo, São Sebastião/SP, e coautor e consultor técnico do Projeto de Inventário da Arte Sacra Fluminense, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac).

Já no dia 31 de março, segunda-feira, o arquiteto Edson Luís da Costa Sampaio, que atua no Órgão Técnico de Apoio ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, na Secretaria de Cultura de Santos, ministrará a palestra "Arquitetura Contemporânea e Patrimônio Cultural, uma relação necessária e importante".

O objetivo é mostrar como pode se dar a relação entre bens históricos, protegidos por legislação especial, e intervenções contemporâneas. Para exemplificar isso, serão apresentadas obras já concluídas ou em execução, como os Teatros Coliseu e Guarany e o Museu Pelé, todas em Santos.

O arquiteto e professor universitário Edson Sampaio é mestrando na FAU-USP e Especialista em Teoria e Prática da Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico. Elabora pareceres técnicos e participou da produção da "Cartilha de Patrimônio Histórico do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos" e do "Inventário dos imóveis situados no centro histórico de Santos".

A palestra acontecerá no Auditório Central, às 20h30, com entrada aberta ao público, especialmente para aqueles que se interessam pela preservação de bens culturais.

Fonte: Notícia publicada na edição de 24/03/14 do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...