segunda-feira, 15 de agosto de 2016

SALUTEM ET APOSTOLICAM BENEDICTIONEM

Caros amigos, o verão avança enquanto as previsões meteorológicas experimentam de possíveis dias em que a coluna de mercúrio se levantará de novo. 

O Arquivo Histórico Diocesano, antes de ir de férias, já pensou nas suas belas pergaminhos em exposição, vão de férias em um local fresco e ventilado com temperatura max 20° (nada de agências de viagens mas a invejável sede dos depósitos do arquivo). 

Essa passagem foi obrigatório por dois motivos: 
1. Os Pergaminhos sendo compostas de uma substância higroscópico tendem a alterar a sua estrutura, em função da temperatura e da umidade. Elas então sofrem particularmente o calor. 
2. A razão para isto a supervisão arquivística para a Sicília, em cumprimento das normas de proteção e salvaguarda vigentes, de comum acordo com a direção do arquivo, escolheu uma rotação e a consequente substituição dos manuscritos aqui expostos, que voltarão a ser condicionadas por meados de setembro até 10 de outubro.

Neste período, portanto, em exibição, é possível encontrar nas vitrinas expositivas, mantendo uma ligação direta com o tema salutem et apostolicam benedictionem, belos registos, enriquecidos com uma decoração requintada com tinta-da-China colorido, cartas soltas com assinatura manuscrita de alguns entre os Nossos mais ilustres arcebispos, precisos e preciosos inventários, gráficos, mapas e novas pergaminhos. Entre estes documentos: o registro da peste em monreale de 1625 durante o episcopado de Mons. Jerônimo Venero, a excomunhão pontifícia concedida ao Cardeal Francesco Peretti Montalto, arcebispo de monreale, contra os usurpadores dos bens da Diocese normanda, o registo de abertura do Jubileu Universal do 1706, sob o pontificado de Clemente XI e o episcopado do Cardeal Francesco Juiz. Não revelemos outro porque nós convidamos você a descobrir estes novos tesouros de papel, juntamente com os valiosos artefactos artísticos. É possível comprar o bilhete visitando ou a capela ruão, no interior da Catedral, ou junto a bilheteira do Museu Diocesano de Monreale.

Segue algumas fotos












Fonte: Página do Archivio Storico Diocesano Monreale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...