sábado, 13 de agosto de 2016

Moradores se unem na recuperação da Matriz de Santo Antônio, em MG

Igreja fica no Distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, na Região Central. Trabalho exige cuidado para não prejudicar características originais.


Reprodução/Internet

Moradores do Distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais, se uniram para recuperar a Matriz de Santo Antônio. A comunidade criou o projeto e ainda buscou recursos para as obras de restauração. Um trabalho que exige muito cuidado para não prejudicar as características originais.

As portas da igreja estão sempre abertas para a comunidade e turistas verem de perto o processo de restauração que começou há pouco mais de um ano. “Não conhecia, a primeira vez que vi achei excelente, bacana, parte de restauração é a primeira vez que eu vejo, achei muito bonito”, contou o aposentado Antônio José Morale.

Durante a restauração, os cinco altares foram desmontados. Peças foram encontradas atrás deles: são pedaços de madeira, alguns com pinturas. Tudo muito antigo. São fragmentos, possivelmente, desde 1714, época da construção da capela que deu origem à matriz.

Nos altares, por baixo de camadas de tintas, também foram feitas descobertas. Há flores que são pinturas originais. “As pinturas encontradas acredito que sejam ainda da primeira metade do século 18 na capela primitiva, até então esses retábulos eram datados como do inicio do século 19”, disse o restaurador Gilson Felipe Ribeiro.

A igreja ganhou características novas, as cores e os desenhos seguem o padrão original. Além das reformas no telhado e no piso, cerca de 40 peças sacras também serão restauradas, como um oratório, por exemplo.

Toda essa reforma foi uma conquista da comunidade que se uniu, fez o projeto de restauração e captou recursos. Uma luta que já dura 15 anos.

Fonte original da notícia: G1 MG, com informações do Bom Dia Minas
Fonte: Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...