segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Palestras na Jornada do Patrimônio








A Jornada do patrimônio se realizará nos dias 27 e 28 de agosto na cidade de São Paulo, e contará com diversas palestras e oficinas. Seguem algumas sugestões:



A Produção Religiosa de Benedito Calixto na Igreja da Consolação

Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
10:00 am - 11:30 am

Localização
Capela da Igreja da Consolação

Construída a partir de 1909, em estilo neogótico assinado por Maximilian Hehl, a Igreja se torna co-catedral enquanto a Catedral da Sé não ficava pronta. Benedito Calixto (1853-1927) propõe uma decoração que segue uma linguagem clássica e ao mesmo tempo, seguindo o Pré-Rafaelismo inglês.

A historiadora da arte Karin Philippov vai mostrar um pouco sobre a história da igreja e de suas telas.

***

Revendo Ortmann: Elementos pictóricos da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de São Paulo

Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
10:00 am - 11:00 am

Localização
Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de São Paulo

A palestra apresentará as diversas pinturas existentes na Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de São Paulo. Durante o evento, a palestrante Danielle Manoel dos Santos Pereira, doutora em artes pela Unesp, vai contextualizar as pinturas dentro do cenário social e cultural no qual foram produzidas. Também será abordado sobre os pintores mais influentes do período colonial em São Paulo, tais como o mestre pintor José Patrício da Silva Manso (principal nome apontado como autor das pinturas da referida igreja) e o mestre pintor Jesuíno do Monte Carmelo (pintor responsável pelas grandiosas pinturas da Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo).

***

Mosteiro da Luz – a construção do patrimônio e os desafios de sua preservação.

Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
11:00 am - 12:00 pm

Localização
Mosteiro da Luz

A arquiteta Laura Rita Facioli vai mostrar a evolução histórica do Mosteiro da Luz e como ela está atrelada à origem e desenvolvimento de São Paulo. O imóvel é um genuíno exemplar da arquitetura colonial construído no século XVIII em taipa de pilão e com influências barrocas, principalmente na ornamentação interna, cujas principais características e usos originais se mantêm preservados.

Na palestra serão discutidos os principais desafios para a manutenção e a preservação do bem frente às pressões das transformações urbanas, às novas demandas de uso e ocupação, à degradação material e às dificuldades técnico-orçamentárias dos processos de manutenção e conservação.

***

Obras escultóricas tumulares no cemitério Consolação em São Paulo: conservação e memória

Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
2:00 pm - 3:00 pm

Localização
Cemitério da Consolação

O turismo cultural pode favorecer o contato com os monumentos e sítios históricos e artísticos, entre eles, os que estão nos cemitérios e que podem ser vistos como espaços musealizados. Além de abrigarem os restos de personalidades que tiveram papel determinante na formação e desenvolvimento da cidade, possuem coleções compostas por exemplares de arte e arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...