A Jornada do patrimônio se realizará nos dias 27 e 28 de agosto na cidade de São Paulo, e contará com diversas palestras e oficinas. Seguem algumas sugestões:
A Produção Religiosa de Benedito Calixto na Igreja da Consolação
Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
10:00 am - 11:30 am
Localização
Capela da Igreja da Consolação
Construída a partir de 1909, em estilo neogótico assinado por Maximilian Hehl, a Igreja se torna co-catedral enquanto a Catedral da Sé não ficava pronta. Benedito Calixto (1853-1927) propõe uma decoração que segue uma linguagem clássica e ao mesmo tempo, seguindo o Pré-Rafaelismo inglês.
A historiadora da arte Karin Philippov vai mostrar um pouco sobre a história da igreja e de suas telas.
***
Revendo Ortmann: Elementos pictóricos da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de São Paulo
Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
10:00 am - 11:00 am
Localização
Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de São Paulo
A palestra apresentará as diversas pinturas existentes na Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de São Paulo. Durante o evento, a palestrante Danielle Manoel dos Santos Pereira, doutora em artes pela Unesp, vai contextualizar as pinturas dentro do cenário social e cultural no qual foram produzidas. Também será abordado sobre os pintores mais influentes do período colonial em São Paulo, tais como o mestre pintor José Patrício da Silva Manso (principal nome apontado como autor das pinturas da referida igreja) e o mestre pintor Jesuíno do Monte Carmelo (pintor responsável pelas grandiosas pinturas da Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo).
***
Mosteiro da Luz – a construção do patrimônio e os desafios de sua preservação.
Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
11:00 am - 12:00 pm
Localização
Mosteiro da Luz
A arquiteta Laura Rita Facioli vai mostrar a evolução histórica do Mosteiro da Luz e como ela está atrelada à origem e desenvolvimento de São Paulo. O imóvel é um genuíno exemplar da arquitetura colonial construído no século XVIII em taipa de pilão e com influências barrocas, principalmente na ornamentação interna, cujas principais características e usos originais se mantêm preservados.
Na palestra serão discutidos os principais desafios para a manutenção e a preservação do bem frente às pressões das transformações urbanas, às novas demandas de uso e ocupação, à degradação material e às dificuldades técnico-orçamentárias dos processos de manutenção e conservação.
***
Obras escultóricas tumulares no cemitério Consolação em São Paulo: conservação e memória
Data / Hora
Date(s) - 27/08/2016
2:00 pm - 3:00 pm
Localização
Cemitério da Consolação
O turismo cultural pode favorecer o contato com os monumentos e sítios históricos e artísticos, entre eles, os que estão nos cemitérios e que podem ser vistos como espaços musealizados. Além de abrigarem os restos de personalidades que tiveram papel determinante na formação e desenvolvimento da cidade, possuem coleções compostas por exemplares de arte e arquitetura.
Fonte: Jornada do Patrimônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário