por VICTORIA STAPLEY-BROWN |
Um policial está perto de alguns dos objectos restituídos durante uma coletiva de imprensa no Instituto do Patrimônio Cultural Nacional do Equador em Quito
Argentina e Espanha voltaram 567 objectos do património para o Equador, a ministra do país de cultura e património, Guillaume Longo, anunciou numa conferência de imprensa em 3 de Fevereiro.
A entrega formal teve lugar em Quito, a capital do país, na presença de embaixador da Argentina no Equador, Alberto Alvarez Tufillo, e o Conselheiro Cultural da Embaixada da Espanha no Equador, Luis García, que disse: "A protecção dos bens pertencentes ao património é uma necessidade premente, porque eles são únicos e insubstituíveis".
Os objetos voltaram entre dezembro de 2015 e janeiro deste ano, incluindo obras da era colonial, artefactos arqueológicos de culturas indígenas e dois mapas. Espanha enviou 71 obras de arte da escola de Quito da era colonial e 58 outros objetos. A maioria dos 438 objetos retornados pela Argentina eram cerâmica. De acordo com a mídia local, algumas das obras devolutas será exibida em museus nacionais. O processo de restituição foi supervisionada pela Comissão Nacional de Luta Contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais.
Desde a sua fundação em 2010, o departamento do governo tem estado envolvido na repatriação de 4.998 objetos do exterior, de acordo com um comunicado oficial do Ministério do Equador de cultura e património, bem como 6.894 objetos dentro do país. Guillame Long disse que o Equador é um dos países mais ativos na recuperação do património roubado.
Fonte: The Art Newspapers
Nenhum comentário:
Postar um comentário