O Museu de Arte Sacra promove um Curso de Extensão sobre o tema "Simbologia e História da Arte", com o Prof. Marcos Horácio Gomes Dias.
OBJETIVO GERAL
Apresentar um estudo sobre o papel dos símbolos na História da Arte, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações simbólicas que qualificam a arte como experiência humana. O curso pretende entender o papel da Arte como meio de transmissão de cultura e apresentar como artistas e artesão se apropriam das convenções simbólicas e iconográficas. Com o auxílio da Antropologia Cultural, o curso contribui para a discussão sobre a origem e evolução simbólica das principais manifestações artísticas ao longo das diferentes etapas históricas no Ocidente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar a arte, a cultura e a simbologia como material reflexivo;
- Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
- Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
- Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.
CONTEÚDO
10 de agosto - AULA 1: Cultura e pensamento simbólico
Cultura e pensamento simbólico; o conceito de Cultura, fundamentos do pensamento simbólico; estruturas antropológicas do imaginário. Semiosfera e Segunda Realidade. A Cultura como texto.
17 de agosto - AULA 2: Pré-história: pensamento simbólico, mito e narratividade
Fundamentos do pensamento mítico; mito e ritual; processos rituais: sagrado e profano; as origens rituais da sociedade; eficácia simbólica e ritual; conceitos de tempo e espaço míticos e as relações entre ritual, cultura e linguagem; a tradição antropológica no estudo do mito, do ritual e do pensamento simbólico. A arte como objeto de culto. O processo de simbolização nos sistemas de crenças da pré-história; arte rupestre; a cultura material como arte.
24 de agosto - AULA 3: Simbologia e arte nas civilizações antigas: Mesopotâmia e Egito
O pensamento mítico, as artes e sua relação com o universo sócio, político e cultural; a escrita, a arquitetura, a pintura e as esculturas como expressões simbólico-religiosas. As convenções das linhas.
31 de agosto - AULA 4: Antiguidade Clássica: a arte como expressão de mitos, da política e da filosofia
O simbolismo na Antiguidade Clássica. A arte grega e as respectivas manifestações na arquitetura, escultura e pintura. Roma Republicana e Imperial e a tradição helenística com inovações nos gêneros da arquitetura, escultura e pintura. Características das religiões greco-romanas a arte da antiguidade clássica greco-romana. A apropriação do legado grego-oriental na simbologia das artes do cenário romano.
14 de setembro - AULA 5: O Ocidente Medieval: a arquitetura como espaço simbólico
A arte como manifestação do sagrado e como expressão religiosa; microcosmo e macrocosmo; arte paleo-cristã e estilos bizantino, românico e gótico. Mundo ocidental versus mundo oriental. Teocentrismo medieval versus antropocentrismo clássico. A arte romântica e suas influências no medievo. A emergência da concepção gótica nas artes arquitetônicas, imagéticas e literárias. O embate na arte entre o paganismo e o cristianismo romanizado. Alquimia e simbologia; as esferas e o cosmos em camadas. Encadernação monástica.
21 de setembro - AULA 6: Iconografia cristã
Definições dos conceitos de iconografia e iconologia e outros termos relacionados às técnicas de análise da iconografia cristã. Análise e identificação de elementos iconográficos e símbolos religiosos. Personagens do Antigo e do Novo Testamento. A vida dos santos e as hagiografias. A cor e seus valores simbólicos; a simbologia animal e vegetal; as serpentes, os túneis, as escadas, as mandalas e os labirintos.
28 de setembro - AULA 7: Renascimento: a busca da perfeição
Renascimento e suas tendências dominantes: idealismo e naturalismo. O humanismo renascentista como atualização do antropocentrismo clássico e como reação ao teocentrismo medieval. As inovações no campo das ciências e das artes como reflexos de evolução do pensamento artístico ocidental. A influência da matemática e a permanência de símbolos cristãos e pagãos. Os registros impressos. Análise simbólica das obras dos autores mais representativos nos gêneros da arquitetura, escultura e pintura.
05 de outubro - AULA 8: Os símbolos e os dilemas do Maneirismo e do Barroco: tensões, contrastes e embates entre o divino e o terreno
O consumo de imagens e o visual como dimensão particular das representações produzidas em sociedade. O maneirismo com movimento entre o Renascimento e o Barroco. As inovações estéticas contra a tradição renascentista que apontam para uma nova linguagem visual. O Barroco como reflexo da ideologia católica e do movimento da Contra-Reforma surgido em combate à Reforma proposta por Lutero. Visão comparativa das estéticas maneirista e barroca em contraste com a estética renascentista. O discurso simbólico do Barroco: a religião, a majestade e a morte. Fontes da cultura simbólica barroca. As bibliotecas dos artistas. A hagiografia cristã como símbolo do poder terreno. Iconografia antes e depois do Concílio de Trento. Iconografia de Cristo. Simbologia e iconografia Marianas. Ordens religiosas, santos e santas, evangelistas, apóstolos e anjos. Símbolos, alegorias e atributos. Empresas ou divisas. Tecidos e indumentárias das vestimentas de santos e objetos litúrgicos. O maneirismo, o Barroco e suas influências no Brasil.
19 de outubro - AULA 9: A arte do século XVIII e XIX como símbolo da ação do Homem no mundo
O Neoclassicismo como atualização simbólica da tradição clássica em contraposição à linguagem retórica do barroco. O universalismo como utopia do mundo clássico perdido. As academias literárias. Os símbolos de liberdade e do novo mundo da Revolução Francesa. O nascimento do sentimento nacionalista e o apego ao sóbrio. Iconografia e História. O Realismo como recusa do intelectualismo neoclássico e um propagador de ideias políticas e sociais de denúncia à exploração.
26 de outubro - AULA 10: O século XIX e as imagens de recusa do mundo: a paisagem, outros povos, o esoterismo e o medievalismo romântico
O Romantismo como processo de negação ao neoclássico. A paisagem como parte da cultura. O imaginário europeu sobre o ‘exótico’, o ‘selvagem’ e o ‘outro’. A cultura simbólica de outros povos e relatos de viagem. Memórias dos colonizadores. “Cultura erudita” e “cultura popular”. Os pré-Rafaelitas e o medievalismo romântico. O neogótico. O Simbolismo como movimento de resolução do conflito entre os universos material e espiritual, expressão visual ao que é místico e oculto. O Impressionismo como movimento de transição, de pesquisa de luz e cor e de negação aos processos acadêmicos.
09 de novembro - AULA 11: Desconstruindo imagens e representações : o Pós-Impressionismo e as Vanguardas do século XX como assimilação e reação ao mundo industrial e urbano
Interpretando documentos iconográficos: desconstruindo representações. O Pós-Impressionismo. As Vanguardas do Século XX. Expressionismo: o drama, o conflito, a crise e a exploração do homem pelo homem e do homem pela sociedade. Cubismo: a pesquisa pictórica de fragmentação da forma a planos geométricos. Futurismo: construção e crise. Dadaísmo: a desmaterialização da obra de arte em função do objeto e a negação da mesma enquanto obra de arte com seu niilismo. Pintura Metafísica e Surrealismo: a ironia e o uso da psicanálise, o jogo onírico, a incongruência e o irracional na forma. O "outro", o "exótico", o "primitivo": o mundo não-europeu. Cultura e diversidade cultural. Etnocentrismo e relativismo.
16 de novembro - AULA 12: Discussões sobre Cultura, Arte, Mídia e Identidade
A História da Arte e sua relação com a História da Cultura. Passado, tradição, memória e a produção social das identidades. Jung: os símbolos e os arquétipos. Transformação dos processos de mediação: conteúdos arcaicos e o espaço simbólico da mídia. O ritual antigo e o espetáculo da mídia. Comparação entre a narratividade mítica e a narratividade da mídia. A mídia e a construção do conhecimento, da cultura e das identidades. Cibercultura e culturas híbridas: o compartilhamento e a contraposição dos símbolos no mundo contemporâneo.
A QUEM SE DESTINA
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
PROFESSOR
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.
Período: 10 de agosto a 16 de novembro (quartas-feiras)
12 dias de aulas (03 meses)
Horário: 19h30 às 22h00 (intervalo para o café)
Carga horária: 36 horas
Valor: R$550 à vista ou R$600 (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43
12 dias de aulas (03 meses)
Horário: 19h30 às 22h00 (intervalo para o café)
Carga horária: 36 horas
Valor: R$550 à vista ou R$600 (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.
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