Igreja da Santíssima Trindade foi inaugurada em 1776 – Foto: www.g37.com.br/Divulgação
A paróquia de Santo Antônio, na cidade mineira de Tiradentes, vai receber o benefício de R$ 4,75 milhões concedido pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para a restauração arquitetônica e artística. A verba contemplada engloba da recuperação da estrutura do Santuário da Santíssima Trindade e das Capelas dos Cinco Passos da Paixão de Cristo, tombados desde 1938, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A paróquia está desde 2009 tentando a liberação da verba para a reforma. Durante esse tempo o banco concedeu o benefício para as igrejas das Mercês, de São Francisco de Paula, e de Nossa Senhora do Pilar, que já foram reformadas, todas pertencentes à paróquia de Tiradentes. Além da criação do Museu da Liturgia da América Latina em abril de 2012.
Sobre a possibilidade da restauração arquitetônica e artística na cidade, o Padre Ademir Sebastião Longatti, da Paróquia de Santo Antônio, disse: “Eu assinei o contrato e enviei para o banco BNDES, agora falta a resposta por parte deles. Estão fazendo uma análise para nos dar o retorno. Creio que dará certo, o processo de captação de recursos para a reforma do Santuário da Santíssima Trindade e das capelas já está bem adiantado.”
De acordo com o pároco, após a liberação da verba para a reforma são feitas pesquisas de “empresas que tenham gabarito para exercer esse tipo de obra”. Após essa seleção, o Iphan fica responsável por analisar e conceder o serviço. Por fim, ocorre a análise de preço. Selecionada, a empresa está apta a dar início aos trabalhos.
Para Padre Ademir a importância da restauração é muito significativa. Um dos pontos mais importantes é o estímulo à religiosidade e ao turismo. Sobre este último, Ademir comentou: “Esse ano ocorreu uma queda muito grande no turismo em Tiradentes. Na Semana Santa desse ano, em relação ao ano passado, houve uma quebra de 30 a 35%. Foi uma diminuição geral. Hóspedes, turismo e todas as outras coisas que a cidade movimenta.”
Se o benefício para a reforma for mesmo liberado, o Jubileu da Santíssima Trindade desse ano sofrerá algumas alterações. “Se a igreja já estiver em processo de restauração, a festa vai ter que ser feita em uma tenda, como foi feito este ano na exposição de artesanato em São João del-Rei.”, explicou o pároco.
História
Reconhecida como santuário na década de 1960, a Igreja da Santíssima Trindade foi inaugurada em 1776 como capela e está localizada a mais ou menos, 1000 metros de altitude, na parte alta da cidade. O Santuário possui diversos ambientes com o objetivo de proporcionar ao visitante um breve descanso, com loja de artigos religiosos, jardins com sombras, sala de milagre, chafariz, banheiros, entre outros, além de abrigar o único exemplar de uma imagem de Deus com trajes papais em madeira, de autor e data desconhecidos. No entanto, atualmente a construção precisa de ampla reforma, em razão de danos estruturais, como infiltrações e rachaduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário