sábado, 11 de abril de 2015

Artistas das Ilhas Salomão se formam em Arte Sacra na Nova Zelândia

  


Um acordo de cooperação entre um diretor de um estúdio de arte e a Arquidiocese de Honiara permitiu a dois artistas viajar desde as Ilhas Salomão à Nova Zelândia para capacitar-se nas técnicas tradicionais da arte sacra. Os selecionados, Liborio Maemauri e Stephen Maetora, colaboraram com sua arte em vários templos locais e permanecem durante um mês aprendendo a foma tradicional na qual elaboraram ícones. "Esta arte, como eu a vejo, é a crença da Igreja Católica", declarou Maemauri, que se mostrou impressionado pela beleza da técnica.

"É enorme. É totalmente uma nova arte para nós", expressou Maetora, sobrinho de outro artista. A chegada dos dois artistas à Nova Zelândia se deu após a busca de Dom Adrian Smith, Arcebispo de Honiara, dos serviços do diretor de um estado de arte, Michael Pervan, para realizar umas obras para sua Catedral. "No lugar de eu ir até lá, lhe ofereci que se enviasse dois de seus artistas aqui, eu lhes ensinaria tudo o que sei", explicou o diretor.

Desta maneira o estúdio São João Batista em Auckland contará com uma sede em meio do Pacífico a cargo daqueles agora são seus alunos e de quem Pervan se orgulha pelo seu potencial. "O talento está aqui. Eles tem um lugar aqui desde onde trabalhar. Agora tudo o que necessitamos é que o Senhor provê tudo o que necessitam para que se faça realidade", acrescentou. De fato o estúdio já organizou eventos para arrecadar fundos para esta iniciativa.

Para Maeumuri, sua origem pacífica é "uma pequena contribuição" diante da grande bagagem e significado da arte sacra, pela qual se propõem ter uma perspectiva nativa mas respeitar a rica tradição artística aprendida no curso. "Estas imagens são atrativas para todas as raças. Essa foi nossa experiência", afirmou o diretor Pervan. Para ele, "a tradição artística da Igreja está por cima da cultura".

Os artistas das Ilhas Salomão expressaram sua alegria em receber esta formação e já esperam um grande impacto nas obras da Catedral. "Este será único", afirmaram, já que apesar de que se tenha realizado obras em outros templos das ilhas, nenhuma é como o que aprenderam. (GPE/EPC)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...