quarta-feira, 8 de outubro de 2014

51ª Semana Benedicto Calixto’ terá exposição de quadros em homenagem ao pintor

Em homenagem a um dos maiores pintores da história brasileira, Itanhaém inaugurou na última terça-feira (7), às 10 horas, a exposição ‘Benedicto Calixto: dez obras, um autor’, no Espaço Gabinete de Leitura, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, Centro Histórico. A mostra é uma realização do Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) em parceria com o Departamento de Cultura.

Nove obras com pinturas que retratam cidades, igrejas e o retrato de Carlos Botelho permanecerão em exposição até o dia 24 de outubro, das 9 às 17 horas. O evento será realizado em comemoração a 51ª Semana Benedicto Calixto.

O artista nasceu em 14 de outubro de 1853, na chamada Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Arte acadêmica, pré-moderna, naturalista e realista são expressões incorporadas nas técnicas de Benedicto Calixto de Jesus. O pintor foi considerado, durante toda sua vida, um retratista da história por produções que revelam paisagens, costumes populares, cenas históricas e religiosas.

Desses gêneros foram deixadas grandes produções, inclusive na Catedral e na Bolsa do Café de Santos, no Palácio Cardinalício, do Rio de Janeiro, na Igreja de Santa Cecília, em São Paulo, e na Matriz de São João Batista, em Bocaina.


CARREIRA - Calixto começou a traçar seu destino ainda muito jovem, aos oito anos de idade. Expandiu suas habilidades para as áreas da história e fotografia. Acostumado a registrar paisagens pelas lentes do equipamento fotográfico, se tornou pioneiro no Brasil a pintar a partir de fotos. O pintor morou em Itanhaém até seus 16 anos, quando sua família se mudou para Santos, onde teve um começo de vida humilde, sobrevivendo da pintura de muros e placas de propaganda. Por convite do irmão mais velho, dos 17 aos 18 anos morou em Brotas, no interior de São Paulo.

Em 1877, retornou a Itanhaém para se casar com sua prima de segundo grau, Antônia Leopoldina de Araújo. De volta a Brotas, continuou pintando paisagens das fazendas locais e retratos de grandes cafeicultores. Em 1881, deixou Brotas para voltar a Itanhaém para o nascimento de sua primeira filha, Fantina. No final desse mesmo ano se transferiu com a família para Santos, onde passou a pintar paisagens nos tetos e paredes das mansões de comerciantes. Em 1881, fez sua primeira exposição no salão do jornal Correio Paulistano, em São Paulo.

MORTE - Faleceu de enfarto no dia 31 de maio de 1927, em São Paulo, na casa de seu filho Sizenando, para onde tinha ido com a intenção de comprar material para terminar duas telas para a Catedral de Santos. Foi enterrado no cemitério do Paquetá, em jazigo perpétuo doado pela Prefeitura de Santos.

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o museu passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 2000, está exposto o acervo de presépios doado à instituição por Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.

Serviço:
Exposição ‘Benedicto Calixto: dez obras, um autor’
Período: de 7/10 a 24/10/2014
Horário: das 9 às 17 horas
Local: Espaço Gabinete de Leitura (localizado na Praça Carlos
Botelho, n° 149, Centro Histórico – Itanhaém/SP)
Entrada: gratuita

Fonte: Prefeitura de Itanhaém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...