terça-feira, 8 de outubro de 2013

Obra do pintor José Joaquim da Rocha no patrimônio de Salvador é destaque de palestra

José Joaquim da Rocha
A obra do pintor José Joaquim da Rocha no cenário baiano, seu percurso biográfico, artístico e produtivo, são destaques de palestra que será pronunciada pela professora Mônica Farias Menezes Vicente (Mestra pelo PPGAV-EBA-Ufba), dia 10 de outubro, às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. A importância do artista, que completa 206 anos de falecimento, dia 12 de outubro, se insere na busca por manter a memória viva da história do patrimônio artístico de Salvador.
Considerado o pintor mais consagrado dos setecentos, José Joaquim da Rocha representa um nome que superou a condição de artista de atelier e têm sua marca incrustada nos tetos de edificações religiosas à beira da extinção, assim como em acervos públicos e particulares, em painéis cenográficos e narrativos. No decorrer da sua trajetória, produziu trabalhos em suportes diversos e pitorescos, de grande significado iconográfico e religioso, resultantes de objetivos catequéticos, de consagração litúrgica e de aprendizagem através do olhar. Foi da sua Escola de Oficina Artística que nomes consagrados avançaram temporalmente fundando a atual Escola de Belas Artes.
A inscrição para participar da palestra é gratuita, e deve ser feita diretamente pelo email: ighbahia@gmail.com – mais informações no tel. 71 3329 44 63 e site www.ighb.org.br

Serviço:
José Joaquim da Rocha: arte, escola e produção na Bahia Colonial
Dia 10 de outubro, às 17h
Sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
71 3329 4463
Inscrição: ighbahia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...