quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Em Roma, Festvial Internacional de Música dedicado ao Papa Francisco



Roma (RV) – De 29 de outubro a 10 de novembro próximos retorna a Roma e ao Vaticano o Festival Internacional de Música e Arte Sacra, que já se encontra na sua 12º edição. O evento, que une música de alto nível e lugares sagrados entre os mais representativos, se realiza na moldura das Basílicas Papais e não somente. Promovida pela Fundação Pro Música e Arte Sacra, o evento tem entre os participantes a Orquestra Filarmônica de Viena e artistas internacionais com um repertório de músicas do período do renascimento e do século XX. Os concertos terão entrada franca.

A edição de 2013 é dedicada ao Papa Francisco, no ano da sua eleição. O pensamento do Cardeal Angelo Comastri, Presidente honorário da Fundação Pro Musica e Arte Sacra, que – no âmbito da manifestação -, no dia 4 de novembro celebrará a Santa Missa na Basílica de São Pedro:

R. - O Festival Internacional de arte e música sacra quer recuperar um patrimônio de música que nasceu de uma fonte religiosa, mas que hoje está um pouco abandonado. O que é bonito é que tudo isso seja acompanhado pela atenção à arte. Todos os anos, enquanto se realiza esta recuperação musical, há também uma restauração significativa de algumas obras de arte. E eu diria que essa simbiose seja particularmente significativa. A novidade deste ano é o Papa Francisco. Evidentemente, pensou-se em dedicar a ele o Festival, porque é o primeiro Papa na história que, depois de cerca 800 anos da morte de São Francisco, decidiu tomar o seu nome. Enfatizaremos isso - especialmente na celebração da Eucaristia – quais poderiam ser os laços espirituais entre o Papa Francisco e São Francisco de Assis: chamaremos a atenção para esta sintonia. (SP)


Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...