sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Igreja da Sé comemora 300 anos com programação especial em Mariana

Atividades incluem missas, apresentações culturais e exposições. 
Visitantes têm até o domingo (27) para conferir as celebrações.


Do G1 MG
 
A Catedral de Nossa Senhora da Assunção, localizada em Mariana , teve os primeiros pilares erguidos há 300 anos. Para comemorar a data, haverá, a partir desta quinta-feira (24), uma programação especial com missas, apresentações culturais e exposição de peças históricas de arte sacra. As atividades vão até o domingo (27), na cidade histórica.

A fachada da Igreja da Sé, como também é conhecida a catedral, é simples se comparada à riqueza existente do lado de dentro. A edificação demorou quase um século para ficar pronta. A arquitetura é do período colonial, e a igreja foi tombada em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A catedral tem altares em estilo barroco, cobertos de ouro e com detalhes entalhados na madeira. As cúpulas têm imagens de religiosos que inspiravam os fiéis. No altar mor, um presente da coroa portuguesa: uma banqueta de prata. A música vem de um órgão alemão, uma raridade feita especialmente para a igreja, no século XVIII.

Ao lado da catedral fica o Museu de Arte Sacra de Mariana. Para a celebração dos três séculos, foi montada uma exposição com relíquias usadas nas celebrações religiosas, guardadas há 50 anos. Todos os itens ajudaram a fazer história num lugar que marca o início da evangelização no interior do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...