quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Igreja do Rosário, em São Luiz do Paraitinga, é entregue restaurada

 
No próximo dia 05 de outubro, a Igreja do Rosário restaurada será entregue à comunidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O templo que não desabou na enchente que assolou a cidade no início de 2010, mas foi bastante danificado, passou à época por um serviço emergencial de reforço na estrutura e de conservação do telhado. A obra que será entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Elpídio dos Santos (IES), teve inicio em 27 de fevereiro de 2012 e custou cerca de R$ 2,4 milhões. 

Entre os serviços realizados estão a conservação e restauração dos forros, retábulos, escadas e assoalho de madeira, piso em ladrilho hidráulico, cúpula da torre, acessibilidade à igreja; construção de sanitários; pintura externa; adequação da iluminação externa e interna; implantação de projetos de áudio e vídeo e prevenção e combate a incêndio. Ao realizarem pesquisas para definir as cores externas da Igreja, os técnicos encontraram pintura original à base de cal, com o azul claro como cor predominante e assim manteve-se a área externa.

Localizada no Centro Histórico da cidade, a igreja construída no século XIX, com paredes de taipa de pilão, foi reformada três vezes e demolida no inicio do século XX a pedido do padre italiano Ignácio Gioia por causa de seu péssimo estado de conservação. A nova igreja inaugurada em 29 de maio de 1921, possui estilo eclético com predominância neo-gótico. No fundo do templo estão os túmulos de figuras importantes da cidade, como o Barão de Paraitinga. Outras duas obras na cidade estão contempladas no Convênio firmado pelo IPHAN e IES que totalizam R$ 4,3 milhões.

Enchente de 2010

O trabalho do IPHAN em São Luiz do Paraitinga incluiu ações emergenciais de escoramento, salvamento e limpeza de imóveis atingidos pela enchente, incluindo a Igreja Matriz. Também foram feitas restaurações de imagens sacras e bens integrados às igrejas, um inventário das manifestações culturais tangíveis e intangíveis do município, e o apoio técnico constante à comunidade para a reconstrução da cidade. Como mais uma medida de proteção, o IPHAN em São Paulo concluiu o dossiê de tombamento e, em dezembro de 2010, São Luiz do Paraitinga foi incluída na lista das cidades sob a proteção do IPHAN.

Fonte: IPHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...