quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Museus do Estado recebem obras de arte no aniversário de Belém

Como parte das comemorações oficiais do governo do Estado pelos 397 anos da fundação de Belém, comemorados no próximo sábado (12), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) incorpora ao acervo do Museu de Arte Sacra (MAS) duas esculturas barrocas do século XVIII, além de uma gravura, que vai para o Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). A entrega das obras de arte ocorre dia 12, após ato litúrgico na Igreja de Santo Alexandre, em programação que terá as presenças do governador Simão Jatene e do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

As esculturas são duas imagens, de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário. Além delas, será apresentada durante o evento uma gravura do pintor italiano Guiseppe Leone Righini, recém-adquirida pelo Sistema Integrado de Memoriais e Museus (SIM) da Secult. A obra será apresentada na Galeria Fidanza, ao lado da Igreja de Santo Alexandre.

“É uma imagem panorâmica da cidade, uma iconografia rara adquirida em Londres, apesar de ter sido feita em Belém por um artista italiano que morou a vida toda aqui. Cerca de 200 anos depois, ela é recuperada e volta ao Estado para integrar o acervo do MHEP”, diz o diretor do museu, Sérgio Melo. “As imagens sacras são peças únicas, com características de um período muito especial, que vão enriquecer o acervo do Museu de Arte Sacra, que já é bastante rico”, continua.

Serviço: apresentação de obras de arte pelo aniversário de Belém. Sábado (12), a partir das 9h30, na Igreja de Santo Alexandre, com ato litúrgico e integração de imagens barrocas; às 10h, na Galeria Fidanza, apresentação da gravura de Guiseppe Righini; às 20h, na Sala das Artes do Palácio Lauro Sodré, apresentação do “Concerto Equatorial: Belém 397 anos”, com o musico Salomão Habib. Entrada franca.


Texto:
Pablo Almeida - Secom
Fone: (91) 3202-0910 / (91) 8240-2141
Email: pabloc.almeida@gmail.com

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...