sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Catedral Primaz da Colômbia promove programa de restauração da música sacra

Bogotá - Colômbia (Gaudium Press)  

A Catedral Primaz da Colômbia, em união com a Arquidiocese de Bogotá, está convocando meninos e meninas que desejem fazer parte da Schola Cantorum do templo bogotano.
colombia_escola_de_cantos.jpg
A iniciativa faz parte do Programa de Restauração da Música Sacra que a Catedral Primaz vem promovendo, e tem por objetivo a confirmação de um coro-escola "celeiro" de vozes que estarão à serviço da Catedral e acompanhará musicalmente as celebrações litúrgicas das solenidades do Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e eventos importantes durante o Tempo Comum.

Assim mesmo, entre os propósitos -como expõem a Catedral Primaz da Colômbia em informação sobre a convocatória- a Schola pretende oferecer formação musical na prática da música sacra às crianças e aos jovens que componham o coro do templo colombiano.

A convocatória para o "celeiro" está dirigida a meninos de 7 a 10 anos e a meninas de 7 a 12 anos, que poderão participar iniciando um processo de inscrição que culminará no próximo dia 15 de fevereiro.

A Schola Cantorum da Catedral Primaz da Colômbia está atualmente formada por um grupo de 35 a 50 crianças e jovens em idades que oscilam entre os 8 e 18 anos, que foram escolhidos mediante audição e recebem formação musical na casa cultural da Paróquia da Catedral.

A tradição musical da Catedral Primaz da Colômbia
O Coro da Catedral nasceu com o propósito de recuperar a apreciável tradição musical do templo capitalino, que data desde o século XVI, quando a Igreja metropolitana e seu Capítulo Catedralício estabeleciam estritos parâmetros de qualidade na música que se interpretava durante as celebrações litúrgicas.

Esta tradição ficou desatendida após os difíceis acontecimentos que viveu Bogotá em 9 de abril de 1948 com o assassinato de um dos líderes políticos do momento, feito que ocasionou que o então maestro musical do templo, o italiano Egisto Giovanneti, abandonasse a Colômbia.

A Catedral, em união com a Arquidiocese de Bogotá, quis resgatar esta tradição e formar um coro para o templo colombiano. (EPC/GPE)

Com informações da Catedral Primaz da Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...