Programa: “Ouvertures e Suites Orquestrais”
Orquestra Arte Barroca
Solista convidado: Cesar Villavicencio (flauta-doce)
Pateo do
Collegio – 11 de novembro de 2012 – 12h00
Pça. Pateo do Collegio, 2, Centro, São Paulo
ENTRADA
FRANCA
SINOPSE
No séc. XVII, o termo Ouverture
significava uma peça musical geralmente em duas seções, a primeira, mais lenta,
com figuras rítmicas pontuadas, contrastando com a segunda, mais animada, em
estilo fugato, em compasso ternário ou composto. Estas características foram
desenvolvidas e consolidadas por Jean-Baptiste Lully.
A Ouverture alcançou outras
regiões da Europa, tais como a Inglaterra e a Alemanha, influenciando vários
compositores. Um exemplo disso é a publicação das ‘Ouvertures avec tous lês airs’ das Óperas de Lully, feita em 1967 na Alemanha por Estienne Roger,
famoso editor responsável pela publicação da maioria das obras de Vivaldi.
Entretanto, o termo assume na Alemanha outro sentido, referindo-se a
Suites que começavam com uma Ouverture. De um modo geral, as suítes são
coleções de peças instrumentais agrupadas para serem tocadas em uma única
sessão, sendo que no Barroco, é um gênero musical que consiste de vários
movimentos na mesma tonalidade, com alguns destes baseados em formas e
movimentos de dança.
A Orquestra Arte Barroca, orquestra de cordas que se utiliza de réplicas
de instrumentos antigos, objetiva com esse programa a difusão de peças musicais
elaboradas no século XVIII e, em última instância, contribuir para a formação
de novas platéias para a música erudita.
CURRÍCULO DA
ORQUESTRA
"Formada em 2007 por Paulo Henes, a Orquestra Arte Barroca tem como
proposta interpretar o repertório camerístico e orquestral dos séculos XVII e
XVIII. Com entusiasmo, estudo e idealismo, procura aperfeiçoar sua
interpretação orientando-se pelo estudo de tratados de época do período
Barroco, por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos. Busca
também uma sonoridade diferenciada utilizando-se de cópias de instrumentos
barrocos usados nas orquestras daquele período. Além de violinos e violas, usa
outros instrumentos que compunham o baixo contínuo, tais como violoncelo,
contrabaixo, guitarra barroca, teorba e cravo. Sua pesquisa de repertório em
bibliotecas da Europa e em sites especializados procura trazer ao público obras
de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita".
Paulo Henes – Spalla e Diretor Artístico
Solista convidado – Cesar Villavicencio: flauta doce
Renan Vitoriano,
Beatriz Ribeiro, Marcelo Eduardo Borges – violinos
Pedro Ribeiro – flauta doce
William Coelho – viola
Pedro Beviláqua – violoncelo
Gilberto Chacur – contrabaixo
Fernando Cardoso – cravo
CURRÍCULO DO SOLISTA
Cesar
Villavicencio – flauta-doce
Formado
no Conservatório Real de Haia, Holanda, onde estudou com Ricardo Kanji, é
pesquisador e intérprete da música dos séculos XVII, XVIII e também se dedica à
música contemporânea e à improvisação livre. Possui doutorado em Música pela University of East Anglia, Inglaterra, e
concluiu recentemente pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP (Fapesp). Atualmente é professor de flauta
doce na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 2009 gravou junto de Ricardo
Kanji um CD com duos de flauta doce. Participou de concertos e gravações
integrando a Amsterdam Baroque Orchestra
sob a direção de Ton Koopman e Les Arts
Florissants conduzida por William Christie. Como pesquisador tem orientado
projetos e apresentado trabalhos no Conservatório Real de Haia e em diversas universidades
dos Estados Unidos e do Brasil.
PROGRAMA
DE CONCERTO
Johann
Bernhard Bach (1676 - 1749)
OUVERTURE EM SOL MENOR
1.
Ouverture
2.
Air
3.
Rondeau
4.
Loure
5.
Passepied
Georg Philipp Telemann (1681 - 1767)
Suite
para flauta doce e cordas em lá menor – TWV 55: a3
1.
Ouverture
2.
Les Plaisirs
3.
Air L'italien
4.
Menuet I & II
5.
Réjouissance
6.
Polonaise
Henry Purcell (1659 - 1695)
ABDELAZER
SUITE or THE MOOR'S REVENGE
1.
Ouverture
2.
Rondeau
3.
Air
4.
Minuet
5.
Air
6.
Hornpipe
Duração : 50 min
Classificação indicativa livre
CONTATOS:
Gilberto Chacur – (11) 99291-5792
Nenhum comentário:
Postar um comentário