quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Museu de Arte Sacra de Sergipe reabrirá em dezembro

  Ele está sendo restaurado desde outubro.

Museu é considerado um dos mais importantes do Brasil

Do G1 SE
 
Nesta terça-feira (6) , a Arquidiocese de Aracaju discutiu a gestão do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, em Sergipe, que está sendo restaurado e é considerado o museu de arte sacra mais importante do Brasil. Desde 10 de outubro, o museu encontra-se fechado, por conta da falta de verbas para cobrir despesas. A Secretaria Municipal de Cultura de Laranjeiras, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Estado do Turismo, além de representantes da Arquidiocese se reuniram em busca de medidas para a reativação do museu.

De acordo com o vice-presidente da Fundação de Arte Sacra de Sergipe, Padre Hernani Romero, a reunião com todos os órgãos do governo ajudou a definir a data de reabertura do museu. "Chegamos num consenso diante da problemática do nosso museu e a partir do próximo dia 4 de dezembro ele será reaberto ao público", disse. Em reunião, assuntos sobre a administração, equipe de funcionários, segurança externa e interna serviram de pauta para discussões.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, a reunião foi bastante proveitosa. "A Setur veio com o objetivo de auxiliar nas soluções para o problema. Algumas ações ainda faltam ser resolvidas, mas estão em andamento. Nos preocupamos com um patrimônio como o Museu de Arte Sacra. É um museu reconhecido pela ONU, e de suma importância para o turismo em Sergipe. São Cristóvão é um dos principais destinos turísticos do nosso estado, e com certeza a reabertura desse museu irá fomentar o turismo sergipano", completou.

Já o Secretário de Cultura em exercício, Marcelo Rangel, salientou que o interesse na restauração do museu de São Cristóvão não é só do sergipano. "Essa é uma preocupação de todos os brasileiros, e estamos aqui nos somando à Arquidiocese em busca de soluções", disse.

Localização
O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão foi fundado em abril de 1974, e fica localizado na Praça São Francisco, atualmente eleita como Patrimônio da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...