quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Exposição: IMAGENS DO SÉCULO XVIII E XIX




O Museu de Arte sacra de Mato Grosso – MASMT nos meses de novembro e dezembro expõem peças do seu acervo, imaginárias dos séculos XVIII e XIX de estilo barroco e rococó e neoclássico em diversas composições. Todas são provenientes da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá que foi demolida em 14 de agosto de 1968.
Um dos estilos que será apresentado nas peças em exposição é o barroco que é originário da Itália do século XVIII e irradiado para outros países europeus até chegar ao continente americano e, com o predomínio da emoção sobre a razão, o barroco concilia forças antagônicas como o bem e o mal, céu e terra, Deus e o diabo, alegria e tristeza. Algumas de suas características são: violentos contrastes de luz e sombra, busca de efeitos decorativos e visuais por meio de curvas, contracurvas, colunas contorcidas; impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio, etc.
Dentro deste contexto, um dos destaques da exposição é a imagem de Nossa Senhora da Piedade, pois trata-se de uma peça do século XVIII em estilo barroco talhada em madeira com pigmentação policromada. A peça figura a imagem de uma mulher, no auge da vida adulta, trazendo junto a si a imagem de um homem em seus braços com o corpo repleto de chagas. A peça é a representação de Nossa Senhora da Piedade no momento em que tira seu sagrado filho do suplício do Calvário. Vale ressaltar que a imagem não se encontra com todos os seus blocos compositórios, como o que completa a cabeça do sagrado filho, bem como suas pernas. O que não compromete seu valor artístico que traz com sigo todo o requinte barroco de Cuiabá no século XVIII.
Já o estilo rococó tem como característica o excesso de curvas caprichosas, a profusão de elementos decorativos como conchas, flores e folhagens, laços com o intuito de dar uma elegância requintada para as obras, cores claras, os tons pastéis e douramento, entre outras; a decoração é carregada, mas ao invés da dramaticidade pesada do barroco, o rococó traz alegria para suas obras.
O visitante também poderá ver na exposição a peça de João Batista que representa esse estilo que é talhada em madeira, policromada e com aplicação de folha de ouro que traz as referências do estilo.
Dentre as imagens de estilo neoclássico há o Bom Pastor que é uma representação de Jesus carregando uma ovelha em seus ombros baseada em algumas passagens bíblicas. A Imagem trás um equilíbrio, simplicidade e possui como característica marcante formal e uma anatomia correta de exatidão dos contornos, cores harmônicas e pinceladas que não marca a superfície. A peça provoca exatamente o que o estilo neoclássico quer passar no observador, sensações de forte realismo, harmonia e exatidão, além da frieza, conseguida pelo artificialismo da composição que distancia o observador, tornando a pintura numa imagem simbólica.
Através desta exposição o visitante terá contato com obras remanescentes que trazem consigo o requinte dos estilos barroco-rococó e neoclássico, presentes no Mato Grosso dos séculos XVIII e XIX.

Museu de Arte Sacra MT


Endereço: Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, nº 239 2º Andar, bairro Dom Aquino,
Prédio Seminário N. Sra. da Conceição - Cuiabá – MT / Brasil CEP:78015-325

Data da exposição: 07 de Novembro / 28 de Dezembro de 2012.
Horários de Visitação:
13h as 18h.
Agendamentos Escolares ou grupos:
De Segunda a Sexta - feira das 09h as 12h e das 13h as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...