A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção.
Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.
Contexto histórico
A virada do Quattrocento para o Cinquecento foi um dos momentos mais marcantes para a História da arte ocidental, quiçá mundial. A Itália, com epicentro em Florença, deu ao mundo uma tal gama de geniais artistas que parece milagrosa. "Não há como explicar a existência do gênio. É preferível apreciá-lo", diz Gombrich,tentando entender por que tantos grandes mestres nasceram no mesmo período.A Capela Sistina é um dos locais mais propícios para aquilatar a dimensão desta explosão criativa. Para a sua feitura concorreram os maiores nomes de que dispunha a Itália no momento.
Sisto IV, como parte da política que empreendia para o restabelecimento do prestígio e fortalecimento do papado, convocou a Roma os maiores artistas da Itália. Florença era o centro de excelência até então. De lá e da Úmbria vieram os maiores nomes, fato que deslocaria para Roma a capitalidade cultural, que atingiria o zênite algumas décadas depois, com a eleição de Júlio II para ocupar a Cátedra de São Pedro. Para a história da cultura o significado do projeto e construção da Sistina é imenso, juntamente com as demais obras encomendadas por Sisto IV. Não somente porque marca o deslocamento da capitalidade cultural para Roma, mas por se tratar do ciclo pictórico de maior relevo da Itália no final do século XV, "constituindo além disso um documento inapreciável para observar as virtudes e os limites da pintura do Quattrocento'".
Com exceção de Ghirlandaio, os pintores que nela assinalaram seus talentos avançam com a sua obra o século seguinte e os gênios que mudaram os rumos da pintura no período estão todos estreitamente relacionados com eles: Ghirlandaio fora mestre de Michelangelo; Rafael aprendiz de Perugino; e no atelier de Verrocchio passaram: Leonardo, Perugino e Botticelli.
Mais que um liame entre o Quattrocento e o Cinquecento, esta geração de artistas "representa um ponto final, a constatação de uma crise. Algo que ficará manifesto pelo fato de que tanto Leonardo como Michelangelo construírem em boa medida suas respectivas linguagens sobre a negação da deles".
Arquitetura e decoração
Baccio Pontelli foi o autor do projeto arquitetônico para a construção da capela. Este florentino era um dos responsáveis pela reformulação e revitalização urbanística que Sisto IV efetuava em Roma, tendo realizado dezenas de obras públicas.No projeto, construído com a supervisão de Giovannino de Dolci entre 1473 e 1484, emprestaram seus dons: Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo, Bartolomeo della Gatta, Rafael e outros. Coroando este festival, alguns anos depois, um dos maiores gênios artísticos de todos os tempos: Michelangelo Buonarroti.
As dimensões do projeto de Baccio Pontelli tiveram como inspiração as descrições contidas no Antigo Testamento relativas ao Templo de Salomão. A sua forma é retangular medindo 40,93 m de longitude, 13,41 m de largura e 20,70 m de altura. Os numerosos artistas vestiram o seu interior, esculpindo e pintando as suas paredes, transformando-a em um estupendo e célebre lugar conhecido em todo o mundo pelas maravilhosas obras de arte que encerra.
Uma finíssima transenna de mármore, em que trabalharam Mino de Fiesole, Giovanni Dálmata e Andréa Bregno, divide a capela em duas partes desiguais. Os mesmos artistas levaram a cabo a construção do coro.
Internamente, as paredes, divididas por cornijas horizontais, apresentam 3 níveis:
- o primeiro nível, junto ao chão em mármore - que, em alguns setores, apresenta o característico marchetado cosmatesco - simula refinadas tapeçarias. No lado direito, próximo à transenna está o coro;
- o intermediário é onde figuram os afrescos narrando os episódios da vida de Cristo e de Moisés. A cronologia inicia-se a partir da parede do altar, onde se encontravam, antes da feitura do Juízo Final de Michelangelo, as primeiras cenas e um retábulo de Perugino representando a Virgem da Assunção, a quem foi dedicada a capela.
- o nível mais alto, onde estão as pilastras que sustentam os pendentes do teto. Acima da cornija estão situadas as lunettes, entre as quais foram alocadas as imagens dos primeiros papas.
Afrescos
Afrescos inspirados em cenas do Velho e do Novo Testamento decoram as paredes laterais, assim como o teto.Precisamente, na parede esquerda, a partir do altar, estão as cenas do Velho Testamento a representar:
- 1 – Moisés a caminho do Egito e a circuncisão de seus filhos, obra de Pinturicchio;
- 2 – Cenas da Vida de Moisés, de Botticelli;
- 3 – Passagem do Mar Vermelho, de Cosimo Rosselli;
- 4 – Moisés no Monte Sinai e a Adoração do Bezerro de Ouro, de Rosselli;
- 5 – A Punição de Korah, Natan e Abiram, de Botticelli;
- 6 – A Morte de Moisés, de Lucas Signorelli.
- 1 – O Batismo de Jesus, de Pinturicchio;
- 2 – Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso, de Botticelli;
- 3 – Vocação dos Apóstolos, de Ghirlandaio;
- 4 – Sermão da Montanha, de Rosselli,
- 5 – A Entrega das Chaves a São Pedro, de Perugino;
- 6 – A Última Ceia,de Rosselli.
Rafael realizou uma série de tapeçarias que, em ocasiões especiais, vestem as paredes.
As cenas de Botticelli
Botticelli, o talentoso discípulo de Filippino Lippi, exercia seu ofício em Florença. Chamado a Roma por Sisto IV para a decoração da capela, ali executou entre 1481 e 1482 alguns afrescos: A Punição de Korah, Dathan e Abiram; Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso e Cenas da Vida de Moisés .Cenas da Vida de Moisés, afresco medindo 348 cm x 558 cm, é a obra mais complexa. Botticelli teve que se empenhar para entrelaçar os diversos episódios que ali figuram numa narrativa bem articulada. O quadro tem certas irregularidades. É mais apreciado em virtude de detalhes isolados do que pelo conjunto. Os episódios estão narrados no Livro do Êxodo, capítulos II, III e XIII.
A Punição de Korah, medindo 348,5 cm x 570 cm, é a representação da narrativa contida no Livro dos Números, capítulo XVI, onde Korah, subleva 250.000 hebreus contra a autoridade de Moisés e de seu irmão Aarão.
Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso, medindo 345,5 cm x 555 cm, ilustra as 3 tentações de Cristo no deserto e a cura do leproso narradas no Evangelho de Mateus, capítulos IV e VIII. No centro do quadro vê-se o edifício do Hospital do Santo Espírito mandado construir por Sisto IV.
O Teto da Capela Sistina (Michelangelo)
Na realização desta grandiloqüente obra concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor que um pintor. Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho de Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. Mas dedicou-se à tarefa e o fez com tanta maestria que praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores na empresa. Os afrescos no teto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade.É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem, pois dispensara os assistentes que havia contratado inicialmente, insatisfeito com a produção destes, e que o mesmo ainda encontraria forças para retornar ao local, duas décadas depois, e pintar na parede do altar, sacrificando, inclusive, alguns afrescos de Perugino, o Juízo Final, entre 1535 e 1541, já sob o pontificado de Paulo III.
A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gênesis. Para entender estas últimas deve-se atentar para as que tocam a parede do fundo:
- Deus separando a Luz das Trevas;
- Deus criando o Sol e a Lua;
- Deus separando a terra das águas;
- A Criação de Adão;
- A Criação de Eva;
- O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso;
- O Sacrifício de Noé;
- O Dilúvio Universal;
O Juízo Final (Michelangelo)
A parede do altar foi destinada a conservar a maior pintura na qual Michelangelo dedicou, desde 1534, todo seu engenho e força: o Juízo Final.O afresco ocupa inteiramente a parede atrás do altar. Para sua execução, duas janelas foram fechadas e algumas pinturas da época de Sisto IV apagadas: os primeiros retratos de papas; a primeira cena da vida de Cristo e a primeira da vida de Moisés. Uma imagem da Virgem da Assunção de Perugino, e os afrescos das duas lunettes, onde o próprio Michelangelo havia pintado os ancestrais de Cristo.
A grandiosidade da personalidade do grande mestre se revela aqui, com toda sua potência, devido sobretudo à concepção e a força de realização da obra.
Aqui, o "Pai do Barroco", como querem alguns, já desnuda de forma marcante os novos rumos que o artista imprimira em sua arte. A liberdade em relação aos cânones anteriores, da chamada Alta Renascença, manifesta-se na rigorosa maneira com que trata a figura humana. O que seria chamado o terribile por seus contemporâneos.
Michelangelo expressa vigorosamente o conceito de Justiça Divina, severa e implacável em relação aos condenados. O Cristo, parte central da composição, é o Juiz dos eleitos que sobem ao Céu por sua direita, enquanto os condenados, abaixo de sua esquerda esperam Caronte e Minos.
A ressurreição dos mortos e os anjos tocando trombetas completam a composição.
A polémica do restauro
No último quartel do século XX, obras empreendidas no teto da Capela Sistina no intuito de recuperar o brilho original do tempo de Michelangelo foram motivo de inúmeras controvérsias.Restauros vinham sendo feitas ao longo dos anos, e desde a década de 1960 já se trabalhava nos frescos mais antigos. O projeto mais audacioso, a cargo do restaurador Gianluigi Colalucci, iniciou-se em 1979 com a limpeza da parede do altar: o Juízo Final, de Michelangelo.
Durante este período a capela esteve fechada ao público que visita o Museu do Vaticano - cerca de 3.000.000 pessoas por ano - só voltando a ser reaberta em 8 de Abril de 1994.
Conclaves
Os Conclaves que foram realizados na Capela SistinaSéculo XV
Conclave | Duração | Cardeal Eleito | Papa | Pontificado |
06/08/1492-10/08/1492 | 04dias | Rodrigo Borgia | Alexandre VI | 10/08/1492-18/08/1503 |
Século XVI
Conclave | Duração | Cardeal Eleito | Papa | Pontificado |
16/08/1503-16/09/1503 | 01mês | Francesco Todeschini Piccolomini | Pio III | 16/09/1503-18/10/1503 |
31/10/1503-01/11/1503 | 02dias | Giuliano della Rovere | Júlio II, O.F.M. | 01/11/1503-20/02/1513 |
04/03/1513-19/03/1513 | 15dias | Giovanni di Lorenzo de' Medici | Leão X | 19/03/1513-01/12/1521 |
27/12/1521-09/01/1522 | 13dias | Adriano Floriszoon Boeyens | Adriano VI | 09/01/1522-14/09/1523 |
01/10/1523-19/11/1523 | 01mês18dias | Giulio di Giuliano de' Medici | Clemente VII | 19/11/1523-25/09/1534 |
11/10/1534-13/10/1534 | 3dias | Alessandro Farnese | Paulo III | 13/10/1534-10/11/1549 |
25/11/1549-29/11/1549 | 5dias | Giovanni Maria Ciocchi Del Monte | Júlio III | 29/11/1549-25/03/1555 |
05/04/1555-07/04/1555 | 03dias | Marcelo Cervini | Marcelo II | 07/04/1555-30/04/1555 |
15/05/1555-23/05/1555 | 08dias | Gian Petro Carafa | Paulo IV, C.R. | 23/05/1555-18/08/1559 |
05/09/1559-26/12/1559 | 03meses21dias | Giovanni Angelo Medici | Pio IV | 26/12/1559-09/12/1565 |
20/12/1565-07/01/1566 | 18dias | Michele Ghislieri | São Pio V, O.P. | 07/01/1566-01/05/1572 |
12/05/1572-13/05/1572 | 02dias | Ugo Boncompagni | Gregório XIII | 13/05/1572-10/04/1585 |
21/04/1585-24/04/1585 | 03dias | Felici Peretti | Sixto V, O.F.M. Conv. | 24/04/1585-27/08/1590 |
07/09/1590-15/09/1590 | 08dias | Giovanni Battista Castagna | Urbano VII | 15/09/1590-27/09/1590 |
08/10/1590-05/12/1590 | 01mês27dias | Nicooló Sfrondrati | Gregório XIV | 05/12/1590-16/10/1591 |
27/10/1591-03/11/1591 | 06dias | Giovanni Antonio Facchinetti | Inocêncio IX | 03/11/1591-30/12/1591 |
10/01/1592-30/01/1592 | 20dias | Ippolito Aldobrandini | Clemente VIII | 30/01/1592-05/03/1605 |
Século XVII
Conclave | Duração | Cardeal Eleito | Papa | Pontificado |
14/03/1605–01/04/1605 | 18dias | Alessandro Ottaviano de' Medici | Leão XI | 01/04/1605–27/04/1605 |
08/05/1605–16/05/1605 | 08dias | Camilo Borghese | Paulo V | 16/05/1605–28/01/1621 |
08/02/1621–09/02/1621 | 02dias | Alessandro Ludovici | Gregório XV | 09/02/1621–08/07/1623 |
19/07/1623–06/08/1623 | 18dias | Mafeo Barberini | Urbano VIII | 06/08/1623–29/07/1644 |
09/08/1644–15/09/1644 | 01mês06dias | Giovanni Battista Pamphilj | Inocêncio X | 15/09/1644–07/01/1655 |
18/01/1655–07/04/1655 | 03meses20dias | Fabio Chigi | Alexandre VII | 07/04/1655–22/05/1667 |
02/06/1667–20/06/1667 | 18dias | Guilio Rospigliosi | Clemente IX | 20/06/1667–09/12/1669 |
20/12/1669–29/04/1670 | 04meses09dias | Emilio Altieri | Clemente X | 29/04/1670–22/07/1676 |
02/08/1676–21/09/1676 | 01mês19dias | Benedetto Odescalchi | Beato Inocêncio XI | 21/09/1676–12/08/1689 |
23/08/1689–06/10/1689 | 01mês13dias | Pietro Voti Ottoboni | Alexandre VIII | 06/10/1689–01/02/1691 |
12/02/1691–21/07/1691 | 05meses09dias | Antonio Pignatelli | Inocêncio XII | 21/07/1691–27/09/1700 |
09/10/1700–23/11/1700 | 01mês14dias | Giovanni Francesco Albani | Clemente XI | 23/11/1700–19/03/1721 |
Século XVIII
Conclave | Duração | Cardeal Eleito | Papa | Pontificado |
31/03/1721–08/05/1721 | 01mês08dias | Michelangelo dei Conti | Inocêncio XIII | 08/05/1721–07/03/1724 |
20/03/1724–29/05/1724 | 02meses09dias | Pietro Francesco Orsini | Bento XIII, O.P. | 29/05/1724–21/02/1730 |
05/03/1730–07/04/1730 | 01mês02dias | Lorenzo Corsini | Clemente XII | 07/04/1730–06/02/1740 |
18/02/1740–17/08/1740 | 06meses01dias | Prospero Lorenzo Lambertini | Bento XIV | 17/08/1740–03/05/1758 |
15/05/1758-06/07/1758 | 01mês22dias | Carlo della Torre Rezzonico | Clemente XIII | 06/07/1758-02/02/1769 |
15/02/1769–19/05/1769 | 03meses04dias | Giovanni Vicenzo Antonio Ganganelli | Clemente XIV, O.F.M. Conv. | 19/05/1769–22/09/1774 |
05/10/1774–15/02/1775 | 04meses10dias | Giovanni Angelo Brachi | Pio VI | 15/02/1775–29/08/1799 |
Século XIX
Conclave | Duração | Cardeal Eleito | Papa | Pontificado |
02/09/1823–28/09/1823 | 26dias | Annibale Sermatti della Genga | Leão XII | 28/09/1823–10/02/1829 |
24/02/1829–31/03/1829 | 01mês07dias | Francesco Severino Castiglione | Pio VIII | 31/03/1829–30/11/1830 |
14/12/1830–02/02/1831 | 01mês19dias | Bartolomeu Albert Cappellari | Gregório XVI, O.S.B. Cam. | 02/02/1831–01/06/1846 |
14/06/1846–16/06/1846 | 03dias | Giovanni Maria Mastai-Ferretti | Beato Pio IX, O.F.S. | 16/06/1846–07/02/1878 |
18/02/1878–20/02/1878 | 03dias | Gioacchino Vicenzo Raffaele Luigi Pecci | Leão XIII | 20/02/1878–20/07/1903 |
Século XX
Conclave | Duração | Cardeal Eleito | Papa | Pontificado |
31/07/1903–04/08/1903 | 05dias | Giuseppe Melchiore Sarto | São Pio X, O.F.S. | 04/08/1903–20/08/1914 |
31/08/1914–03/09/1914 | 04dias | Giacomo della Chiesa | Bento XV | 03/09/1914–22/01/1922 |
02/02/1922–06/02/1922 | 04dias | Achille Ratti | Pio XI | 06/02/1922–10/02/1939 |
01/03/1939–02/03/1939 | 02dias | Eugenio Pacelli | Pio XII | 02/03/1939–09/10/1958 |
25/10/1958–28/10/1958 | 03dias | Angelo Giuseppe Roncalli | Beato João XXIII, O.F.S. | 28/10/1958–03/06/1963 |
19/06/1963–21/06/1963 | 03dias | Giovanni Battista Montini | Paulo VI | 21/06/1963–06/08/1978 |
25/08/1978–26/08/1978 | 02dias | Albino Luciani | João Paulo I | 26/08/1978–28/09/1978 |
14/10/1978–16/10/1978 | 03dias | Karol Józef Wojtyła | João Paulo II | 16/10/1978–02/04/2005 |
Século XXI
Conclave | Duração | Cardeal Eleito | Papa | Pontificado |
18/04/2005–19/04/2005 | 02dias | Joseph Alois Ratzinger | Bento XVI | 19/04/2005 – Presente* |
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