quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Curso: Introdução à História da Arte Sacra



MAAS - Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas oferece curso de Introdução à História da Arte Sacra

Por Barbara

Entre as manifestações artísticas, a arte produzida e influenciada pelo catolicismo configura-se como uma das mais plurais e longevas ao longo da história, desenvolvida em um entrelaçamento dinâmico entre a ortodoxia da fé e a vivência dos fiéis.

Tendo em vista este pressuposto, o curso busca apresentar conceitos e ideias introdutórias fundamentais à compreensão da história da arte e iconografia sacra cristã, tanto europeia quanto brasileira, não deixando de lado a importante fundamentação da teologia na formação do patrimônio.

Para tanto, os principais eixos temáticos abordados serão: os aspectos históricos, litúrgicos, teológicos e estéticos da arte sacra do período paleocristão ao contemporâneo, tanto nas artes visuais e na arquitetura; a imaginária sacra e a iconografia sacra, a iconografia dos santos, da Virgem Maria e do Cristo-estudos de caso; e elementos dos espaços de culto cristão.

O curso se propõe a dar as noções inicias da metodologia da história da arte, da teologia e da técnica artística, considerando que toda obra de arte sacra ou religiosa é composta por todos estes elementos.

As aulas acontecerão em todos os sábados, de 03 de setembro a 03 de dezembro de 2016, das 9h30 às 11h30, com carga horária total de 280 horas.

Docentes:


Padre João Augusto Pezzuto, graduado em Filosofia pela PUC-Campinas, formado em Teologia. Técnico em Conservação e Restauro de obras de arte. Responsável pelo departamento de restauro e conservação do MAAS-Campinas.

Monsenhor Rafael Capelato, Doutor em História e Bens Culturais da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, Vigário Geral da Arquidiocese de Campinas, Pároco da Catedral Metropolitana de Campinas. Diretor de transição do MAAS-Campinas.

Paula Elizabeth de Maria Barrantes, mestrado em História da Arte pela UNICAMP, doutoranda em História da Arte pela UNICAMP. Curadora do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas. Professora de História da Igreja em Campinas e de História da Arte no Seminário Propedêutico São José.

João Paulo Berto, mestrado em História Cultural pela UNICAMP, doutorando em História da Arte pela UNICAMP, técnico do Centro de Memória da UNICAMP- CMU. Colaborador da Comissão de Bens Culturais da Diocese de Limeira.

Valor: R$450,00 ou 3 parcelas de R$150,00 (VAGAS LIMITADAS)

Inscrições pelo telefone (19) 3970-3950 (museu), pelo email contato@maascampinas.art.br, ou pelo facebook.com/museudeartesacracampinas


Faça sua inscrição aqui.


Local:
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas
Rua Dr. José Ferreira de Camargo, 844, Bairro Nova Campinas
Facilidades: Estacionamento no entorno do Museu, fácil acesso à cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção.

Coffee Break no intervalo. Visita guiada ao museu.

Serão desenvolvidos os seguintes tópicos:

1- O que são Bens Eclesiásticos e culturais para a Igreja hoje

2- Introdução à teologia aplicada à arte, chaves de leitura da bíblia

3- Introdução à História da Arte, conceitos iniciais, o historiador frente à obra, como olhar uma obra de arte, a iconografia Sacra

4- Teologia no Velho Testamento, as leituras para a arte paleocristã e bizantina

5- A arte paleocristã e bizantina, o mundo medieval

6- Teologia aplicada aos temas da arte no Renascimento

7- A arte do Renascimento ao barroco, a explosão da imaginária dos santos

8- Teologia aplicada ao novo testamento, a visão do séc. XIX

9- A arte sacra do séc. XIX ao mundo contemporâneo

10- Religiosidade no Brasil Colonial

11- História da Arte Sacra e religiosidade no Brasil Colonial, com visita guiada

12- Teologia da Mariologia

13- A Arte Sacra no Brasil entre o Império e o Mundo Republicano, com visita guiada

14- A preservação do Patrimônio Sacro: debates em grupo

A quem se destina o curso
Este curso é destinado a qualquer pessoa que queira aprender noções de teologia aplicada à arte, noções de história da arte e arte sacra, alunos de graduação, amantes de arte e interessados em teologia. Não é necessário conhecimento prévio sobre os temas pois serão conferidas todas as noções iniciais, noções estas que serão fundamentais para futuros módulos mais aprofundados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...