quarta-feira, 29 de junho de 2016

Um anjo esquecido em uma basílica de 1700 anos aparece novamente


Escondido por séculos atrás de camadas de gesso, o mosaico de um anjo é restaurado

Por DANIEL R. ESPARZA




Silvia Starinieri, uma jovem restauradora de 28 anos, estava passando uma câmara termográfica por uma das paredes da Igreja da Natividade (o lugar que a tradição identifica como o do nascimento de Cristo), quando descobriu uma curiosa imagem escondida atrás de várias camadas de gesso. Quando removida a camada superficial, o mosaico do rosto radiante de um anjo foi descoberto, depois de ter passado séculos escondido.

O anjo, de aproximadamente dois metros e meio de altura, faz parte de um conjunto de seis anjos que recebem os peregrinos na Igreja da Natividade, uma das mais antigas da cristandade.

O esquecimento dessas obras, de acordo com a nota da National Geographic, é consequência de séculos de negligência e abandono a que esta basílica tem sido submetida historicamente.

A falta de manutenção fez com que os mosaicos fossem gradualmente desaparecendo sob camadas de poeira, sujeira e gesso, ou que fossem destruídos pela umidade e chuva que caía através do telhado do edifício.



Atualmente, a Autoridade Palestina pediu que os patriarcas de várias igrejas da área trabalhem em conjunto com os restauradores italianos para restaurar a basílica, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2012, pela UNESCO.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...