segunda-feira, 20 de junho de 2016

Curso de Férias: História em Ícones


Museu de Arte Sacra promove um Curso de Férias sobre o tema "História em Ícones", com o Prof. Plinio Freire Gomes. 
No mundo da cultura, certos artefatos personificam momentos cruciais da civilização. Ao se confundirem com as circunstâncias que as ilustram e que as mantêm vivas, proporcionam uma visão privilegiada sobre a história. Mais que obras de arte, são imagens-símbolo – “ícones” – de uma época. 
Na primeira parte do curso, focalizaremos a Antiguidade: do exuberante Egito a aventura de Alexandre, da ascensão do cristianismo ao surgimento do Islã. Na segunda, enquadraremos a passagem entre a Idade Média e a Idade Moderna. O objetivo será examinar um tema antigo, mas cada vez mais carregado de interesse no mundo contemporâneo: a relação entre Estado e religião.
DOCENTE
Prof. Plinio Freire Gomes: é autor de "O herege vai ao paraíso" (Companhia das Letras, 1997). Graduou-se e fez mestrado em História na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Lecionou no MASP, MAM, Casa do Saber e Centro Universitário Maria Antonia. Atualmente, apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos Helenístico, Romano e Renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica.

PROGRAMA
FÉ E IMPÉRIO NO MUNDO ANTIGO
1ª aula (04 de julho): O Egito do "Novo Reino" (sécs. XVI-XIII a.C.)
Thutmose. Busto-retrato de Nefertite, c. 1.340 a.C. Desde sua descoberta em 1912, esta obra-prima tornou-se uma das encarnações mais sublimes da beleza feminina. Mas ela também nos dá acesso ao período de máxima expansão territorial do Egito Antigo.
2ª aula (19 de julho): As conquistas de Alexandre Magno
Tetradracma de Alexandre, 336 a.C. A vitória de Alexandre sobre os persas abriu para a civilização grega as portas do Oriente. Inaugurava-se assim um período de contágios culturais que deram ao mundo clássico sua vocação universalista e imperial.
3ª aula (20 de julho): Roma e o Cristianismo
Estátua colossal de Constantino, 313-324. Figura chave do Concílio de Niceia, Constantino marcou o desprestígio da cultura pagã e a virada de Roma ao cristianismo. A partir de bustos de imperadores do séc. IV, aprenderemos a reconhecer o declínio do realismo clássico e os primórdios da civilização medieval.
4ª aula (21 de julho): O advento do Islam
A Sacra Kaaba. Meca, s. VII. Esta imponente mas elementar estrutura em forma de cubo é foco da veneração de milhões de peregrinos de todo o mundo. Por que isto acontece? Qual é sua origem? O que ela significa?
ENTRE O ESTADO E A RELIGIÃO
5ª aula (25 de julho): Os árabes e a Reconquista
Alhambra. Salão Albencerrajes, s. XIV. Monumento ao requinte, ao poder e à espiritualidade, este palácio marca o epílogo de uma parábola de oito séculos: a presença da civilização árabe em terra europeia.
6ª aula (26 de julho): Renascimento
Leonardo. "Homem vitruviano", 1490 c. Ao traduzir as proporções humanas na geometria do quadrado e do círculo, Leonardo cunhou a imagem-síntese de um movimento cultural de amplo respiro. Nela estão inscritos o retorno ao naturalismo helenístico, a ênfase na concepção matemática do espaço e ainda a centralidade do homem no universo.
7ª aula (27 de julho): O Estado moderno
Thomas Hobbes. "Leviathan", frontispício da 1a edição, 1651. O monarca de Hobbes carrega as insígnias de um poder absoluto. Mas seu corpo, gigantesco e temível, nada mais é que um agregado de súditos. A multidão sujeita-se ao monstro do poder, ignorando que é ela própria a criá-lo. Através desta soberba alegoria examinaremos o surgimento de uma nova entidade política: o Estado moderno.
8ª aula (28 de julho): Barroco, dialética do centro e da periferia
Bernini. "Il Colonnato" da Praça de San Pietro, 1657. Com esta vasta e elegante estrutura em travertino, a sede romana da Igreja celebra seu triunfo sobre a cristandade . O barroco introduziu uma visão de mundo centrada na autoridade papal, mas foi também veículo expressivo para culturas colonais e autônomas.

Período: 18 a 28 de julho (de segunda a quinta-feira)
Horário: 15h às 17h15 (com intervalo para o café )
Carga horária: 16 horas
Valor: R$ 400 (à vista) ou R$ 420 (parcelado 2 vezes)  - VAGAS LIMITADAS
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br 
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Av. Tiradentes, 676, Luz | Metro Tiradentes
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...