sexta-feira, 24 de junho de 2016
Seminário A Imaginária Religiosa Portuguesa - O Caso Portuense
O presente itinerário sobre a Imaginária Religiosa Portuguesa - o caso Portuense insere-se num ciclo de seminários temáticos intitulados Itinerários da Arte e do Património, com grande tradição na Universidade Portucalense, pelo que são agora novamente retomados. Terão continuidade por diversos semestres letivos, sendo, os seminários, sempre acompanhados por visitas de estudo com elevado interesse patrimonial.
15 vagas totais para candidatura. FAÇA AQUI A SUA CANDIDATURA
duração de 16 horas
COORDENAÇÃO:
Prof. Doutora Maria de Fatima Matos da Silva
Porquê escolher este curso?
Este itinerário sobre a Imaginária Religiosa Portuguesa - o caso Portuense será orientado pelo Prof. Doutor José Manuel Tedim, conceituado investigador e professor das temáticas artísticas abordadas. Todos quantos têm gosto pela área do património artístico ao percorrerem este itinerário ficarão certamente muito mais enriquecidos, contribuindo ao mesmo tempo para a defesa, preservação e divulgação deste património.
Objetivos
Despertar o gosto pela preservação da imaginária religiosa, em particular da imaginária barroca.
Divulgar este tipo de património móvel.
Aplicar o método iconográfico e iconológico no estudo da imaginária.
Fornecer conhecimentos sobre a imaginária barroca, sobretudo a portuense.
Diploma ou certificado conferido
Certificado de Frequência
Contactos
Gabinete de Ingresso da UPT
Drª. Margaret Amorim
Drª. Cristina Miranda
Contactos
Tlf : 225 572 222 / 23;
Tlm: 969 773 967
Nº Verde 800 270 201
Email: ingresso@upt.pt
Coodenação do curso - mfms@upt.pt
Horário previsto de funcionamento
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ AO DIA 30 DE JUNHO
Horário previsto: Quintas-feiras entre as 17h e as 20h.
No decorrer do seminário será efetuada uma visita de estudo, com a duração de 4 horas, e uma aula prática numa oficina de escultura de santos, ambas a agendar com os interessados.
Outras informações
Requisitos de ingresso
Ficha de candidatura devidamente preenchida
Pagamento da propina de frequência
Conteúdos programáticos
1. Introdução - considerações gerais.
2. Fontes iconográficas e iconológicas.
3. A segunda metade do séc. XVI e o diluir das formas propostas pelos artistas da renascença.
4. Os escultores "santeiros“ de Seiscentos - as imagens piedosas.
4.1. A influência Espanhola - Gregório Fernandez e as soluções escultóricas da Sé de Miranda do Douro.
4.2. A obra do escultor Manuel Pereira em S. Domingos de Benfica - As raízes espanholas.
4.3. As oficinas dos mestres portugueses e o carácter comovente e convincente de grande parte da sua produção - o triunfo da madeira policromada ao serviço do programa Tridentino. Análise da obra de Frei Cipriano da Cruz.
4.4. A obra dos barristas de Alcobaça.
5. Claude Laprade e o triunfo dos esquemas programáticos e estéticos do Barroco.
5. 1. O artista francês e a sua atitude perante a talha.
6. A escultura Joanina.
6.1. A grande produção nacional ao dispor da tradição contrarreformista. A talha e a sua evolução. Relação Escultor - Entalhador.
6.2. 1732 - Registo da chegada das esculturas a Mafra, vindas de Itália. Importância deste acontecimento - A escola de Mafra e o seu impacto no panorama artístico nacional.
7. A laicização do séc. XIX e a renovação da escultura religiosa nos princípios do XX.
Plano de Estudos 2015/2016
Fonte: Universidade Potucalense
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