sábado, 4 de junho de 2016

Igreja mais antiga de BH é interditada

texto de
Carlos Eduardo Cherem
Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte02/06/201618h07


Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte


Capela Nossa Senhora do Rosário, em Belo Horizonte

Mais antiga edificação religiosa em Belo Horizonte (MG), com 118 anos de idade, a Capela Nossa Senhora do Rosário, na confluência da avenida Amazonas com ruas São Paulo e Tamoios, área central da capital mineira, foi fechada nesta quinta-feira (2) por tempo indeterminado devido ao risco de desabamento do teto.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a igreja vai passar por obras para restauração do teto, mas ainda não há estimativas de quanto será investido na restauração.

A arquidiocese também informou que já acompanhava a situação de deterioração do telhado e, assim, ela própria acionou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para fazer a verificação das condições. Técnicos do órgão fizeram uma vistoria e confirmaram a existência de risco para a estrutura, recomendando a interdição do templo.

A Capela Nossa Senhora do Rosário foi inaugurada em setembro de 1897, três meses antes das solenidades de inauguração de Belo Horizonte. Sua arquitetura com traços de clássico, gótico e barroco. A estimativa é de que 2 mil pessoas frequentem a diariamente a igreja, que tem capacidade para 170 pessoas sentadas.


Ainda de acordo com a assessoria da arquidiocese, já existem estudos prontos para iniciar as obras de escoramento do telhado. Só depois disso é que vão começar as intervenções para a restauração da estrutura.

A capela é tombada pelo patrimônio artístico e histórico do município, o que exige o acompanhamento dos órgãos da área cultural e de patrimônio para qualquer modificação que seja necessária. Ainda não há prazo para a conclusão dos serviços.

Segundo nota da instituição, "as providências necessárias para preservar a integridade dos fiéis e salvaguarda do patrimônio histórico, cultural e artístico de Belo Horizonte estão sendo prioritariamente adotadas".

Com o fechamento da Capela Nossa Senhora do Rosário, estão canceladas as duas missas diárias, 11h e 18h30, e as três nos sábados e domingos, 11h, 17h e 18h30. Também estão canceladas as confissões, que ocorriam diariamente no local.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...