domingo, 5 de junho de 2016

Os Virtuosos do Invisível - A Imagem de Deus na História da Arte

Abertas as inscrições para o Segundo Semestre


Apresentação 

O Deus único e irrepresentável inspirou toda sorte de imagens ao longo dos séculos, efêmeras ou duradouras, legítimas ou fraudulentas. Até hoje, a questão da representação do Divino na Arte é litigiosa e recebeu respostas variadas e contraditórias de uma época para outra.
Diante dessa realidade, o Curso de Extensão Os Virtuosos do Invisível – A Imagem de Deus na História da Arte promove o aprimoramento do conhecimento da relação entre Arte e Religião, auxiliando na sedimentação de análises teóricas que possibilitem aos interessados em Artes Plásticas desenvolverem novos meios para o trabalho da representação do divino no processo secular da cultura humanista.

Objetivo

Fundamentar uma nova percepção de beleza artística, nos limites de uma metodologia histórica, com vistas a identificar sinais de uma realidade invisível presente no cotidiano social (igrejas, museus, exposições públicas, monumentos históricos).

Público-Alvo

Estudiosos e profissionais de Artes Plásticas - historiadores da Arte, artistas, restauradores, colecionadores, críticos de Arte; estudiosos de Ciências Sociais, Filosofia, Teologia, História e Ciências da Religião.

Professores em Destaque
 

Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde

Graduado em Filosofia Pura (1990), mestre em História da Filosofia Contemporânea (1993) e doutor em Filosofia Moderna (1997) pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Epistemologia (2000) pela University of Tel Aviv. Professor assistente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCS-SP) e professor titular na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade/pós-modernidade e epistemologia.Saiba mais

Profa. Dra. Wilma Steagall De Tommaso

Doutora em Ciências da Religião (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a tese O Pantocrator de Claúdio Pastro: Importância e atualidade. Participa do grupo de pesquisa NEMES/PUC-SP. Possui experiência nas áreas de Educação e Filosofia, com ênfase em Arte Sacra. Saiba mais

Fonte: PUC - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...